LYON – Bonjour mes amis! O Natal está chegando e por aqui o clima está uma delícia: decoração nos shoppings, luzes e muito frio! Em 2013, conferi os enfeites das ruas de Londres (que são lindos demais) e esse ano tive a experiência de conhecer de perto as famosas feiras natalinas aqui em Lyon e em Reims, no norte da França. Mas o que é, afinal, o Marché de Noël (como são chamadas em francês)?
São chalezinhos montados em um determinado local conhecido de cada cidade onde são comercializados alimentos, artesanatos, joias, brinquedos, entre outras coisas. É uma forma de incentivar o comércio local e ajudar os pequenos comerciantes a expandirem seus negócios. Normalmente, a feira é montada em um espaço aberto, como uma praça, e possui ambiente autêntico e muito familiar, ideal para levar crianças e até mesmo pets. É um passeio muito gostoso para experimentar várias coisinhas diferentes e, quem sabe, levar uma lembrancinha para si mesmo ou amigos e parentes queridos.
Em cada cidade a feira é diferente, já que cada região possui especialidades e preferências diferentes também. Por isso, vou contar um pouco sobre as duas e, no fim, você escolhe a sua preferida. Vamos lá?
Le Marché de Noël em Lyon
Esse ano, a feira foi parceira da Fête des Lumières (quem quiser saber mais, é só clicar aqui) e, por isso, foi bastante iluminada e decorada. Na Place Carnot, ao lado do metrô Ampère Victor Hugo (mas também acessível através da Place Bellecour – dá uns 10 minutos andando), o Marché de Noël desse ano contou com 130 chalés e diversas atividades gratuitas para todas as idades, como mágica, pintura no rosto e banda.
Fui em um sábado a noite e estava bem cheio, super animado e bem policiado. O clima é realmente natalino, todos sorrindo e experimentando quitutes típicos. O que mais me chamou a atenção foram as delícias lionesas e suíças e o vinho quente, mas também havia bastante barraquinhas de Québec. Foi super legal entrar em contato com a cultura do Canadá e provar algumas coisinhas de lá, especialmente o poutine, que é basicamente batata frita, queijo e molho.
SERVIÇO
A feira funcionará diariamente, até o dia 24, mas no dia do Natal com horário diferente (das 10h30 às 16h). Nos outros dias, ela funciona das 10h30 às 20h e na sexta, dia 23, até às 22h. Saiba mais em: http://www.marche-noel-lyon.fr/
Le Marché de Noël em Reims
Pertinho da Catedral de Reims, ou seja, a estação mais perto para descer é a l’Ópera, a feira possui 140 chalés com os mais variados tipos de gastronomia e artesanato. Por ser uma das cidades fabricantes de champanhe, claro, que a atração principal é ir a bares com as borbulhas. Para quem não curte, há especialidades alemãs, suíças, diversos vinhos e cervejas e chocolates de montão! Tudo isso com a vista maravilhosa da Catedral, toda iluminada especialmente para o evento.
Como em Lyon, a prefeitura de Reims também organizou, além dos chalés, algumas atrações gratuitas, como ateliês, jogos e banda. Para as crianças, um caça ao Papai Noel anima a noite. A cidade ainda investiu em uma roda gigante com altura de 42 metros de altura que forma longas filas nos finais de semana.
SERVIÇO
A feira funciona diariamente, até o dia 24. Segundas, das 14h à 20h. De terça à quinta, das 10h30 às 20h. Sextas e sábados, das 10h30 às 21h e domingo, das 10h30 às 20h. Saiba mais em: http://www.reims.fr/442/le-marche-de-noel.htm
.
Bom, das duas que fui eu gostei mais da de Reims, pela variedade e magia de estar pertinho da Catedral. E você, qual gostaria de ir? E, aproveitando o ensejo, gostaria de, desde já, desejar feliz Natal e um ano novo maravilhoso não só para a equipe TRAVELPEDIA, mas a todos vocês, leitores queridos.
Nos vemos ano que vem, pois essa semana embarco em uma roadtrip pela Itália e em 2017 volto contando tudo para vocês. Me aguardem! Beijos e au revoir!