Ícone do site Travelpedia

Lençóis Maranhenses é experiência única no Nordeste do Brasil

Um desejo de consumo de quem adora viajar, os Lençóis Maranhenses são grandes dunas de areias douradas e lagoas sazonais de águas de água de chuva que formam um cenário desértico e belo.

Distante 250 quilômetros da capital São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis tem cerca de 156,5 mil hectares e as portas de entrada são as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão. As maiores lagoas e mais próximas são a Azul e a Bonita. Não menos bonitas as lagoas Gaivota e Betânia são desertas e selvagens.

© Shutterstock

O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais. Para conhecer e curtir o lugar, que integra a Rota das Emoções, uma dica é realizar um passeio de barco pelo Rio Preguiças com paradas em praias, vilarejos e pequenas comunidades até a chegada na entrada do parque. Aliás, outra interessante opção é utilizar veículos com tração 4×4. Ao logo do trajeto é impossível não se encantar com as lagoas Verde e do Mário e com praias como as de Caburé e Atins.

Praia de Atins

Localizada na margem esquerda da Barra ao lado de Mandacaru na foz do Rio Preguiças, a Praia de Atins tem uma pequena vila de pescadores na confluência entre o rio e o mar. Após uma caminhada de 1h30 chega-se a uma das extremidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

© Marcus Dall Col on Unsplash
Praia de Caburé

Também tem um vilarejo e um atrativo muito especial, a Praia das Dunas. O lugar convida ao relax e muitas fotos. Ela é ponto de parada dos passeios de quadriciclo e dos barcos do Rio Preguiças. Possui bares e restaurantes que servem bebidas e petiscos de camarão e peixes.

Praia da Travosa

Localizada na cidade de Santo Amaro do Maranhão, ela está próxima do povoado Travosa, uma comunidade pesqueira. A praia tem grande extensão e o campo de dunas ao fundo. Em abril ocorre um campeonato de surfe na região.

Lagoa Azul

É considerada uma das mais bonitas e famosas dos Lençóis Maranhenses. O passeio de meio dia de duração tem início na cidade de Barreirinhas. O roteiro inclui visita às lagoas da Preguiça, da Esmeralda, da Paz, do Peixe e, claro, a Azul.

© Pixabay
Lagoa Bonita

Esse passeio exige um pouco de esforço mas vala muito à pena. É preciso enfrentar uma duna íngreme com 30 metros de altura. Mas, calma, há uma corda para ajudar a subir. Lá do alto vê-se uma das vistas mais incríveis do Parque Nacional dos Lençóis. No trajeto estão as lagoas do Maçarico e a do Clone.

Lagoa das Emendadas

Não deixe de conhecer porque ela é especial. O passeio tem início na cidade de Santo Amaro do Maranhão em carro 4×4, sendo que o trecho final é realizado a pé.

Circuito Lagoa América

É acessível apenas por barco ou lancha. Caminhando através das dunas chega-se às lagoas da região. O percurso varia de acordo com a vontade do grupo.

© Marcus Dall Col on Unsplash
Lagoa da Esperança

A lagoa é formada pela interrupção do curso do Rio Negro pelo encontro com o campo de dunas. Perene, ela não está no interior das dunas, e sim na borda delas. Portanto, pode ser visitada também durante os meses de estiagem, quando as demais lagoas ficam secas. Ela está na divisa dos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão.

Lagoa da Gaivota

Principal atrativo de Santo Amaro do Maranhão, oferece a mais bela paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A lagoa está em uma área com muitas gaivotas. O roteiro inclui também as lagoas da Andorinha, do Cajueiro e do Maçarico – ideal para a prática de kitesurf. Durante o trajeto é possível observar o lago de Santo Amaro. O passeio pode ser realizado à pé ou em veículos 4×4 credenciados.

Lagoa da Betânia

Trata-se de um curso de rio interrompido pelo campo de dunas. Ela está no povoado da Betânia, que oferece alguns serviços básicos. O cenário com o campo de dunas ao fundo apresenta uma incrível variação das cores da água.

© Shutterstock
Foz do Rio Negro e Lagoa Verde

Saindo de Atins, o roteiro da foz do Rio Negro é realizado pela praia do Parque Nacional. O principal atrativo é o encontro do rio com o mar, onde o turista pode se banhar nas pequenas cachoeiras a beira mar. Importante ressaltar que este atrativo está disponível apenas quando o Rio Negro tem água. Portanto, informe-se antecipadamente com a administração ou com o receptivo local. Já a Lagoa Verde, próxima a praia, está a 30 minutos de caminhada pelo campo de dunas. Ela permanece com água em boa parte do ano.

Flutuação no Rio Formiga

Os visitantes utilizam boias para descerem flutuando na correnteza do Rio Formiga em um percurso de hora e maia. Guias locais treinados acompanham durante todo o tempo para garantir a segurança dos turistas.

SERVIÇO
© Fábio Hanashiro on Unsplash

COMO CHEGAR » A GOL, Latam e Azul possuem voos diários para São Luís a partir de São Paulo. Há transfers de ida e volta entre a capital maranhense e a cidade de Barreirinhas, mais passeio em carro 4×4 para os Lençóis Maranhenses.

QUANDO IR » A temporada da chuva geralmente vai de janeiro a junho. O auge da cheia são os meses de abril e maio – época ideal para visitar os Lençóis Maranhenses. Durante a temporada de seca, de outubro a dezembro, a maioria das desaparecem e o cenário se transforma em um grande deserto.

ONDE FICAR » Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão são as três principais bases. A primeira tem a melhor infraestrututa turística com hotéis, pousadas, restaurantes e comércio. O povoado mais descolado é Atins, que está entre o mar e as dunas. E Santo Amaro tem as lagoas mais bonitas da Rota das Emoções.

FICA A DICA » Não deixe de assistir a um pôr do sol nas dunas! 😉

Foto do destaque: © Shutterstock
Sair da versão mobile