Por Tino Simões
Considerada uma das portas de entrada da Toscana, na Itália, Livorno tem cerca de 148,1 mil habitantes e um importante porto que recebe anualmente muitos cruzeiros lotados de turistas em busca das joias da região. Afinal, os ferries que vão para as ilhas de Elba também saem do destino.
Ademais, Livorno está localizado na encosta oeste toscana, em frente ao Mar da Ligúria. Inegavelmente é considerada uma grande atração turística do país mediterrâneo. Principalmente por causa de suas muralhas e ruas pequenas e bonitas que convidam a agradáveis passeios a pé.
Portanto, uma das atrações da cidade é caminhar ao longo da sua orla admirando as águas cristalinas com diferentes tons de azul do mar. Além disso, outra opção é fazer passeios de barco pelos diversos canais que cortam a região, alternativa interessante para conhecer o destino a partir de outro ponto de vista. Além, claro, de ser sem dúvida bastante romântico.
Além disso, entre os principais pontos de interesse turístico e cultural de Livorno estão a Fortaleza Nova (construída entre 1590 e 1594) e a Fortaleza Antiga (1521); o Santuário Montenero, localizado no alto de uma colina e com vista privilegiada da cidade; o Museu de História Natural do Mediterrâneo, que reúne em seu acervo muitos objetos da região mediterrânea e até um esqueleto de uma baleia; e o Mercado Público Central (Mercato delle Vettovaglie), onde a venda de peixes frescos atrai muita gente diariamente.
Finalmente, o roteiro pela cidade pode incluir também a Praça da República (projetada entre 1844 e 1848), a Catedral de Livorno, a Igreja de Santa Catarina (século 16), o Castelo Sonnino, a Torre de Meloria, o Monumento Quatro Mouros, o Portal de São Marcos, o prédio da Estação Ferroviária Central e o Teatro Goldoni.
Gastronomia e compras
Do mesmo modo, a cozinha livornese tem como delicioso atrativo o Cacciucco (foto abaixo), uma espécie de sopa à base de peixe, frutos do mar, tomate e pão. Nesse sentido, em sua visita ao Mercado Público, aproveite para provar uma outra tradição da culinária local, o “5 e 5” – pão redondo recheado com uma torta de grão de bico (torta di ceci).
As melhores lojas da cidade estão na Via Grande e o bairro Venezia, que realiza anualmente em agosto o Effetto Venezia. Esse grande evento reúne mais de 200 mil visitantes e tem muitas atrações, inclusive shows ao vivo.
Como chegar
Não há voos diretos do Brasil para a região da Toscana, que tem como principal porta de entrada a cidade de Florença. A Alitalia tem voos diretos de São Paulo e também do Rio de Janeiro para Roma. Da capital italiana é possível tomar um voo de conexão ou fazer o trajeto de trem. Outras possibilidades são utilizar os serviços de companhias aéreas como a British Airways, KLM ou Lufthansa e fazer uma conexão direto ao Aeroporto Internacional Firenze a partir das cidades de Londres, Amsterdã e Frankfurt, respectivamente.