Ícone do site Travelpedia

Livres, leves e nus! – Refúgios litorâneos para curtir “mais à vontade”

Largar a cidade grande e deixar tudo para trás é um desejo comum. Ainda mais atualmente… Estresse, pandemia e problemas pessoais. Estão aí alguns combustíveis para estimular uma escapadinha ao ar livre. Aliás, que tal então se for em uma praia de nudismo? Sim, amigos, sem roupas. Livre de preconceitos!

Mas, claro, privilegiando o distanciamento social. Parece muito para você? De fato, não é algo que todo mundo faz. Por isso, logo você verá lugares quase vazios. Ou seja, ótimos em tempos de Covid-19. Para curtir sem neura, basta ter mente aberta. Contudo, é preciso seguir as regras. Bem como ir aos locais corretos. O Brasil conta com 8 praias oficiais de nudismo para a chamada prática de naturismo, são elas:

Massarandupió (BA)

Única oficial para a prática na Bahia, a bela Massarandupió fica no município de Entre Rios. Está situada a mais ou menos 1 hora de carro partindo de Salvador. Com acesso distante da estrada principal. A praia “selvagem” com 2 quilômetros de extensão é também uma área de preservação.

Conta com dunas, mar agitado e um rio que passa pertinho. Dá para passar horas praticando esportes, tomando sol ou jogando conversa fora em sua areia branca e fofinha. Quando cansar dessa “vida dura” vá até um dos quiosques para comer. Ou tomar uma cervejinha gelada enquanto admira a paisagem.

Tambaba (PB)

Localizada a cerca de 30 quilômetros da capital da Paraíba, João Pessoa, a Praia de Tambaba, no município de Conde, é uma das mais conhecidas − e lindas − do segmento. Protegida por falésias de 20 metros de altura, mar calmo e piscinas naturais com água morna. É bem difícil não se sentir à vontade por ali.

© Kate Azevedo

O recanto é dividido em três partes. Sendo uma área exclusiva para famílias e casais. Outra em que homens desacompanhados são bem-vindos. Enquanto a última em que até se pode ficar com uma parte da roupa de banho. Ou seja, não tem desculpa para deixar de aproveitar. Pequenas pousadas e restaurantes rústicos completam a infraestrutura desse paraíso sem pudor.

Abricó (RJ)

Nem todo mundo conhece, mas a cidade do Rio de Janeiro tem um refúgio nudista! É a praia do Abricó. Situada pertinho da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na zona Oeste. São 300 metros de extensão, separados em dois setores: o maior (250 m) para naturistas e outro para o público em geral.

Cercada por vegetação e montanhas, a pequena faixa à beira-mar possui muitas pedras que ajudam a conter as ondas, deixando a água tranquila e cristalina. Além de bonito, o local é extremamente limpo e seguro. Então dá para curtir o dia de liberdade plena sem medo e com poucos transeuntes.

Olho de Boi (RJ)

Vou adiantar que, o acesso é meio chatinho. Mas só confia e vai! Serão 30 minutos de trilha. Começa no canto direito da Praia Brava, em Búzios, até chegar a graciosa Praia Olho de Boi. Uma faixa de areia curta e clara com mar em tom de azul claro. Porém um pouco agitado.

Cheia de árvores altas e rochas que garantem maior privacidade, o retiro é um convite à prática de naturismo. Visto que, na verdade, é terminantemente proibido o uso de roupas. Por isso, ao chegar prepare-se para ficar como veio ao mundo.

Caso pretenda passar muito tempo por lá, leve seu lanche e bastante água. Pois nem sempre há uma barraca vendendo guloseimas. De fato, quando tem o preço é bem alto.

Barra Seca (ES)

Certamente é ideal para quem busca sombra e água fresca. Mas, claro, sem nenhum fio tocando o corpo! A Praia de Barra Seca fica no município de Linhares, no Espírito Santo. Para chegar lá, além de se aventurar numa estrada de terra, é preciso pegar um barco que atravessa o rio Ipiranga. Visto que ela se situa em uma ilha.

Barra Seca possui 200 metros de tranquilidade e areia. Cercada por coqueiros que dão ao lugar uma “vibe” de desprendimento. Bem como de amor próprio! Ou seja, não existe lugar melhor para se sentir bem na própria pele.

É frequentada por jovens, idosos, solteiros e famílias. Portanto, todas as tribos! Está praia de nudismo que é “reduto dos pelados” capixaba possui estrutura para acampamentos. Assim sendo você encontra cozinha, churrasqueira, banheiros, além de energia elétrica. Contudo, se isso é muito raiz para você, há uma pousada em frente à área da praia.

Galheta (SC)

Aqui o nudismo é apenas um detalhe. Se a Praia da Galheta, localizada em Florianópolis, tivesse um slogan provavelmente seria esse. Portanto, esteja preparado para cruzar com curiosos. Desses que querem dar uma espiadinha em quem curte desfrutar a natureza, digamos,  “mais à vontade”.

© Pixabay

Nada que atrapalhe, afinal são 950 metros de areia branca com poucos guarda-sóis e esteiras, limitados pela magnífica Mata Atlântica. A água do mar é um pouco fria. Porém límpida e com ondas fortes que atraem surfistas.

Não há infraestrutura para alimentação ou estradas. Eventualmente, caso bata a fome ou aquela vontade de ir ao banheiro, será necessário caminhar até a Praia Mole, que fica ao lado. Uma vez que, o acesso à Galheta só é possível por meio de uma trilha que se inicia na costa Norte da Mole.

Pedras Altas (SC)

Considerada uma das melhores praias de nudismo de Santa Catarina, a Praia de Pedras Altas, em Guarda do Embaú, é perfeita para quem quer começar na prática, pois é pequena, bonita e quase vazia.

O mar lembra uma piscina, pois é calmo e transparente, sendo uma boa opção para famílias com crianças. Do alto das pedras é possível avistar golfinhos e baleias na costa. Cercada por vegetação, a orla é dividida em duas partes, uma com e outra sem roupas, ambas identificadas por placas.

Os dois lados possuem bar e restaurante. No lado naturista há uma pousada bem simples, área de camping e estacionamento.

Pinho (SC)

A Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, é a primeira destinada à prática do nudismo no Brasil e, por consequência, uma das mais movimentadas apesar do acesso controlado. Possui costões de pedra, onde é possível realizar passeios ecológicos, mar limpo em tons esverdeados e pedras que formam pequenas piscinas naturais. Junto à areia existem bares, pousada, camping e estacionamento.

Sem roupas, mas com educação!

As praias naturistas são públicas, porém não basta deixar as peças para trás. Já que, existem normas de convivência que devem ser cumpridas. Confira abaixo algumas regras da Federação Brasileira de Naturismo.

  • Não fotografar ou filmar sem consentimento
  • Evite olhar fixamente para os demais
  • Jamais praticar sexo ou qualquer ato libidinoso
  • Comportamentos preconceituosos e desrespeitosos são inaceitáveis
  • É proibido deixar lixo em lugar inadequado ou provocar dano à flora e a fauna

Esses são apenas exemplos das inúmeras diretrizes da prática, pois o modo de vida naturista busca a harmonia com a natureza por meio da nudez social, visando encorajar o respeito a si, aos outros e ao meio ambiente. Partiu, praia!

Clique aqui para mais notícias sobre o Brasil! 😉
Foto do destaque: © Kate Azevedo
Sair da versão mobile