Ícone do site Travelpedia

Londres instiga e convida para novas descobertas

Recentemente, voltando de uma viagem à Ásia Central fui “obrigado” a dormir uma noite em Londres antes de tomar o voo que me traria de volta a São Paulo. E, garanto, não foi nenhum sacrifício. A capital da Inglaterra é daqueles lugares capazes de surpreender e cativar sempre. E não importa a época do ano. Há sempre algo novo para ver e curtir.

Com o dia inteiro livre antes de sair para o Aeroporto de Heathrow no final da tarde, acordei cedo, tomei um belo café da manhã no hotel Meliá White House – que eu super recomendo – e sai para reencontrar este destino vibrante que eu adoro. Uma cidade que instiga e convida para as descobertas.

A cidade é imensa, mas os principais atrativos turísticos podem ser percorridos a pé, nos ônibus hop-on, hop-off ou usando o metrô londrino, o mais antigo do mundo. Cativante como sempre, possui características distintas e inesquecíveis. Direção no lado direito dos carros, táxis pretos (black cabs), ônibus de dois andares, cabines telefônicas vermelhas, punks em Piccadilly Circus, guardas-reais com chapelões esquisitos e muito mais. A terra dos Beatles e dos Stones sempre tem algo novo para mostrar. Assim é Londres.

Ônibus de dois andares

Pode parecer uma coisa boba, mas uma das experiências que você não deve deixar de realizar em Londres é dar uma volta nos tradicionais ônibus de dois andares – chamados double-deckers. Atualmente a maioria tem linhas modernas mas escolha um daqueles antigos, os chamados Routemasters. Eles começaram a circular depois da II Guerra Mundial e são verdadeiros patrimônios da cidade. A prefeitura londrina mantém alguns desses “velhinhos” rodando em duas rotas centrais (Heritage Routes): a 9 e a 15, que cortam a cidade de Leste a Oeste.

Ônibus de dois andares (Foto: Roberto Maia/Pixabay)

Também não deixe de tomar uma cerveja em um típico pub londrino. São muitos mais o mais antigo é o White Hart, que foi aberto em 1216. Ele foi completamente reformado mas conserva velhos aspectos de sua construção original. Outro muito conhecido é o Cittie Of Yorke, que tem bancos embutidos na parede que lhe dão um ar de confessionários. Certamente muitos pecados são revelados após algumas rodadas de drinques e cervejas. Também é bastante antigo e data de 1645.

Parei para almoçar em Covent Garden, um distrito dominado por restaurantes e estabelecimentos comerciais, que oferecem compras e entretenimento, além de performances de rua. É lá que está a famosa sala de concertos Royal Opera House.

Covent Garden (Foto: Roberto Maia/Travelpedia)

Repleta de áreas verdes enfeitando os prédios antigos de arquitetura belíssima, a capital inglesa é sinônimo de cultura e arte. É a cidade com a maior quantidade de peças teatrais e apresentações do mundo. Possui mais museus públicos do qualquer outro lugar do planeta e é riquíssima em história.

Entre as atrações imperdíveis destaco as seguintes:

Torre de Londres

Construída no século 11, a Torrre de Londres (Tower Bridge) foi uma temida prisão antes de passar a abrigar as joias da realeza britânica. Localizada no centro da cidade, à margem do Rio Tâmisa, essa fortaleza histórica guarda um enorme acervo de objetos reais, desde coroas de ouro com pedras preciosas até objetos como bandejas e espadas.

Torre de Londres (Foto: Pixabay)

Palácio de Westminster

Também conhecido como Abadia de Westminster foi construído a mais de 700 anos. Lá residiam os monarcas e o Conselho Real, além de sediar a coroação do rei.

Big Ben

Big Ben (Foto: Pixabay)

Um dos cartões postais de Londres, a torre do Big Ben está ligada ao imponente edifício do Palácio de Westminster. Instalado em 1858, é o relógio mais conhecido do mundo.

Greenwich

Patrimônio da humanidade com inúmeras áreas verdes e importantes traços arquitetônicos, foi essencial para o desenvolvimento da cidade a partir do século 12. O Museu Marítimo de Greenwich exibe para os visitantes a história das guerras e operação em que a força naval britânica se mobilizou para defender o Reino Unido. A paisagem impressiona. Seus gramados bem cuidados são perfeitos para passear e fazer piqueniques.

Kew Gardens

O Jardim Botânico Real é outro local com grandes áreas verdes. Tem 132 hectares e reúne mais de 27 mil espécies de plantas, 14 mil árvores e uma coleção de orquídeas que tem mais de 200 anos.

Hyde Park (Foto: Pixabay)

Hyde Park

É o maior e mais famoso parque de Londres. Localizado no distrito de Westminster, ocupa uma área total de 2,5 milhões de metros quarados – incluindo Kensington Gardens – com mais de 4 mil árvores e atrações como passeios a cavalo, bicicleta e de barco no lago Serpentine. O parque abriga os memoriais da Princesa Diana e do Holocausto e das vítimas do ataque terrorista em Londres. Uma curiosidade: em uma tradição que se repete desde 1864, no dia de Natal alguns corajosos ingleses nadam no lago do local mesmo com temperaturas baixíssimas.

Piccadilly Circus (Foto: Roberto Maia/Travelpedia)

Piccadilly Circus

Famosa praça onde se cruzam as ruas Regent’s Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Haymarket. É um dos pontos mais fotografados da cidade, principalmente por conta da estátua de Eros e dos outdoors imensos e coloridos que chamam a atenção dos turistas.

Trafalgar Square (Foto: Roberto Maia/Travelpedia)

Trafalgar Square

Localizada no coração de Londres é o palco de muitos eventos, concertos e celebrações. É lá que são realizadas as comemorações do Dia de São Jorge (padroeiro da Inglaterra), o Dia de St. Patrick, o Ano Novo Chinês e a parada de orgulho gay. Protestos e outras manifestações também ocorrem no local. Em dezembro, a praça fica toda enfeitada para o Natal, ganha uma grande árvore enfeitada e recebe, diariamente, corais que entoam as tradicionais cantigas natalinas.

Regent’s Park

Durante o verão, o fascinante Open Air Theatre exibe espetáculos icônicos de William Shakespeare e de outros grandes nomes. Ele é cercado por árvores e decorado com esmero sem perder sua essência de teatro ao ar livre. Suas arquibancadas estão sempre cheias e faz enorme sucesso entre londrinos e turistas.

Southwark

Esta vila reúne pontos importantíssimos da história londrina. Lá estão a Southwark Cathedral, a igreja gótica mais antiga da cidade e local de adoração há mais de 1,4 mil anos; o teatro Shakespeare’s Globe Theatre, uma fiel reconstrução do Globe Theatre de 1599, onde muitas peças do autor foram exibidas. Assistir a uma apresentação no local é, sem dúvida, uma experiência imperdível.

Catedral de São Paulo

Catedral de São Paulo

Do alto do mirante da Catedral de São Paulo (St. Paul’s), a 113 metros de altura, tem-se uma das melhores vistas de Londres. Mas é preciso fôlego para subir os 259 degraus até o topo da catedral construída no século 17. Ela já recebeu eventos importantes como jubileu de ouro e 80º aniversário da rainha Elizabeth II, além do casamento do príncipe Charles com a princesa Diana.

London Eye (Foto: Pixabay)

London Eye

Essa incrível roda-gigante já faz parte do cenário londrino. É, sem dúvida, um tanto clichê, mas a sensação de avistar toda a cidade do alto é inexplicável. Localizada à margem do Rio Tâmisa e em frente à Casa do Parlamento e ao Big Ben, oferece uma das melhores vistas da cidade. Vale a pena investir no ingresso e encarar a fila.

Troca da Guarda Real

Outro clichezão imperdível! Realizada em frente ao Palácio de Buckingham ela tem um glamour especial. Os guardas reais com seus enormes chapéus e postura sem movimentos são responsáveis pela segurança da residência oficial do rei Charles III e sede administrativa da Casa Real Britânica. Porém, a cerimônia costuma ser muito concorrida e dura britânicos 30 minutos. A coreografia é impecável e o “show” tem até músicas dos Beatles tocadas pela banda real. Acontece diariamente às 11h30, nos meses de maio a julho. No restante do ano é realizado em dias alternados.

Troca da Guarda Real (Foto: Pixabay)

Londres também é um dos melhores lugares do mundo para fazer compras.

Westfield

Para quem não abre mão do luxo e deseja visitar lojas das melhores grifes do mundo, o local é o Westfield London, centro de compras mais luxuoso da cidade. Já no The Village estão mais de 40 marcas globais como Burberry, Louis Vuitton, Prada, Tiffany & Co., Jimmy Choo, entre outras.

Westfield Stratford City

Maior centro comercial e de lazer urbano da Europa. As mais de 250 lojas oferecem o melhor do fast-fashion – peças inspiradas nas grandes grifes – com preços bastante acessíveis. No local também estão mais de 70 restaurantes com opções culinárias de diversos países.

Knightbridge

Por fim, o distrito com maior variedade de opções de lojas e boutiques que marcaram a década de 1960. Além disso, ele também abriga duas das lojas de departamentos mais famosas de Londres, a Harvey Nichols e a Harrods.

SERVIÇO

Táxi black cab (Foto: Roberto Maia/Travelpedia)

IdiomaInglês

Fuso HorárioMais 3 horas em relação ao horário de Brasília.

MoedaLibra esterlina (pound, em inglês)

ClimaAs melhores épocas para visitar Londres são os meses de abril a junho e de setembro a dezembro.

London Pass – Oferece acesso a mais de 60 atrações na cidade sem precisar pegar filas. Entre elas estão o Castelo de Windsor, a Torre de Londres, o estádio do Chelsea e cruzeiros pelo Tâmisa. Além disso, há passes para um, dois, três ou seis dias, habilitado a partir do primeiro uso e válido pelo número de dias adquiridos.

Informações: Visit Britain 

*O jornalista Roberto Maia contou com a proteção do seguro-viagem GTA – Global Travel Assistance
Fotos: Pixabay

Veja também: Virgin Atlantic inaugura nova rota entre São Paulo e Londres

Sair da versão mobile