Ícone do site Travelpedia

Lugares não muito distantes de Madri que valem um bate e volta

Madri, a bela capital da Espanha é um destino com muitos atrativos para os visitantes. Quanto mais tempo na cidade mais irá descobrir lugares e recantos interessantes. Entretanto, também vale muito à pena fazer alguns bate e volta para outros atrativos interessantes como Toledo, San Lorenzo de El Escorial, Segóvia e Ávila. Confira:

TOLEDO

Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1986, a cidade medieval, distante apenas 72 quilômetros de Madri, reúne atrativos que valem muito à pena conhecer. Ideal é dedicar um dia inteiro para conhecer os lugares mais interessantes. Para chegar até lá, os ônibus e os trens de alta velocidade são as melhores opções de transporte.

Foto: Javier Alamo/Pixabay

A “Cidade das três culturas” como ela é conhecida devido à convivência durante séculos de cristãos, judeus e muçulmanos, conserva atrás das suas muralhas um importante legado artístico e cultural que pode ser observado nas igrejas, palácios, fortalezas, mesquitas e sinagogas. Tamanha diversidade de estilos dá à antiga cidade em um autêntico museu ao ar livre.

As muralhas que circundam a área histórica existem desde a época romana. Elas foram reconstruídas e receberam a sua atual configuração pelos árabes. Entre as suas portas de acesso, a mais representativa é a de Bisagra, que apresenta na parte superior o escudo da cidade imperial, e que dá entrada à cidade antiga.

O Corpus Christi é a festa mais importante de Toledo. É quando uma colorida procissão percorre o centro histórico da cidade. O evento conta com séculos de tradição e foi declarado de interesse turístico internacional.

Entre os principais atrativos do destino estão os seguintes:

Mesquita do Cristo de la Luz

Construída no século 10, é a única do seu estilo que ainda permanece em pé – das dez que existiram na cidade. Localizada junto à Porta de Bisagra, possui arcos em forma de ferradura.

Sinagoga do Trânsito

Erguida no século 14, ostenta muros revestidos a gesso e um interior de planta retangular, coberto por um belíssimo alfarje (armação plana). Atualmente abriga o Museu Sefardí.

Catedral Primada

Foto: Anne & Saturnino Miranda/Pixabay

De estilo gótico, foi erigida entre 1226 e 1493 sobre uma antiga igreja visigoda construída no reinado de Recaredo. Na sacristia está uma valiosa coleção de quadros de El Greco, Lucas Jordán, Van Dick e Goya. As dependências da catedral são verdadeiras obras de arte. Não deixe de visitar a Capela dos Novos Reis, Capela de Santiago, Capela Moçárabe, a sala capitular e o lindo coro renascentista.

Casa-museu de El Greco

O pintor grego Doménikos Theotokópoulos, que ganhou fama com o nome El Greco, nunca morou nesta casa, mas não importa. A relevância do lugar são os quadros do artista de estilo dramático e expressivo em exposição. Entre eles, “As lágrimas de São Pedro” e “O Apostolado”.

Alcázar

Foto: Javier Alamo/Pixabay

Antigo palácio do período romano, está situado na parte mais alta da cidade. Com os cristãos foi convertido um alcázar (palácio fortaleza). Foi remodelado durante o reinado de Carlos I e cada fachada ganhou um estilo diferente e corresponde a uma época: a do lado leste é medieval, a oeste renascentista, a norte plateresca e a sul churrigueresco. Foi destruído durante a invasão dos franceses e durante a Guerra Civil espanhola. Reconstruído, abriga dependências militares e também o Museu do Exército.

SAN LORENZO DE EL ESCORIAL

Foto: Nogueira Sistemas/Pixabay

Pertinho de Madri, a apenas 50 quilômetros, está no coração da Serra de Guadarrama, na encosta do Monte Abantos. O município reúne diversos atrativos de interesse turístico e cultural. Principalmente o Mosteiro e Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial, declarado Património da Humanidade pela Unesco em 1984. O complexo inclui o palácio real, a basílica, o panteão dos reis da Espanha, um mosteiro e uma impressionante biblioteca.

Em 1558, o rei Felipe II, com o propósito de preservar a eterna memória da sua família, mandou construir o mosteiro, fundar um panteão dinástico, além de compensar a destruição de uma igreja dedicada a San Lorenzo durante a batalha de San Quintín. A obra é grandiosa e ocupa quase 37 mil metros quadrados. São mais de 300 salas, 88 fontes, 86 escadas e um mausoléu que impressiona pelo tamanho. Vários monarcas da Espanha estão sepultados no Escorial.

Foto: Adolfo Beato/Pixabay

Mas o passeio não fica restrito ao mosteiro. A pequena cidade tem também galerias de arte, lojas de antiguidade e vários jardins e parques, com destaque para o da Herrería e as suas fontes. Bares e restaurantes com mesinhas na calçada dão o tom de tranquilidade a essa atraente vila de montanha.

SEGÓVIA

Localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Madri, a bonita Segóvia conserva o espírito das velhas cidades castelhanas e guarda importantes monumentos históricos como o Alcázar, a catedral e a cidade antiga dominada pelo espetacular aqueduto romano. Tanto que a Unesco declarou, em 1985, o destino como Patrimônio da Humanidade.

Aqueduto

Foto: Roberto Maia/Travelpedia

É considerado um dos mais valiosos legados deixados pelo Império Romano na Espanha. Grandioso, tem 166 arcos e uma extensão de mais de 17 quilômetros. Desafiando a gravidade, a estrutura transportava a água desde La Acebeda até o Alcázar. Interessante é que apenas o equilíbrio de forças mantém de pé a edificação, sem qualquer tipo de argamassa.

Conta-se por lá que o aqueduto teria sido construído pelo diabo em apenas uma noite e que o objetivo era conseguir a alma de uma jovem que o tinha tentado. Diz a lenda que a moça concordou em entregar-lhe a alma se o diabo fizesse chegar a água até a sua casa antes de o galo cantar.

Catedral

Foto: Pixabay

A capela-mór do templo, cuja construção data de 1525, marca a fronteira entre a Plaza Mayor e a Judiaria Velha. Os belos vitrais do século 16 e o Retábulo Maior, de autoria de Sabatini, são os destaques no seu interior.

Alcázar

Foto: Roberto Maia/Travelpedia

Essa antiga fortaleza proporciona privilegiadas vistas do cemitério judeu, Zamarramala e da igreja de Vera Cruz. Convertida em residência real desde o século 13, tem um profundo fosso com uma ponte levadiça.

ÁVILA

Foto: Tony Prats/Pixabay

Oportunidade para conhecer as muralhas românicas mais bem preservadas da Europa. Distante apenas uma hora de Madri, a medieval Cidade Patrimônio da Humanidade guarda os pouco mais de dois quilômetros e meio de muralhas com nove portas, entre as quais se destacam as de San Vicente e do Alcázar.

Catedral de Ávila

Foto: Victor Perez/Pixabay

É outro ponto de interesse na cidade. Sua construção teve início com o estilo românico, porém, se desenvolveu com parâmetros do gótico. O destino abriga também igreja e basílicas como a de San Vicente, de San Pedro, de Santo Tomé El Viejo, de San Andrés, de San Martín e de N. S. de la Cabeza.

Real Mosteiro de Santo Tomás

Foto: NakNakNak/Pixabay

Um pouco mais afastado do centro histórico da cidade está o convento dominicano Real Mosteiro de Santo Tomás, um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. Atualmente abriga o Museu de Arte Oriental.

Foto do destaque: Aqueduto de Segóvia/Pixabay

 

Sair da versão mobile