Ícone do site Travelpedia

Maceió, beleza natural que lembra o Caribe

Abençoada pela natureza, Maceió tem mar com coloração azul-turquesa e belas praias ornadas por coqueirais. Não por acaso o visual lembra muito os destinos do Caribe, porém com a alma brasileira. Sensação que pode ser percebida nas manifestações culturais, na diversificada gastronomia e no rico folclore.

A origem da capital alagoana não é clara. Alguns historiadores garantem que ela nasceu a partir de um antigo engenho de açúcar por volta do século 18. Outros acreditam que seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores.

Foto: Pixabay

Mas não importa. O fato é que turistas brasileiros e de todas as partes do mundo aproveitam para curtir suas maravilhas naturais. Principalmente as praias e as piscinas formadas em arrecifes com águas que mesclam entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda.

Maceió possui um clima equilibrado com dias quentes e noites refrescantes. Durante o verão (alta temporada) a cidade fica lotada e mais cara. Chove muito entre maio a julho.

PISCINAS NATURAIS

Praia de Ponta Verde – Foto: Itawi Albuquerque/divulgação

Praias encantadoras não faltam em Maceió. A orla ao Norte e ao Sul estão repletas de paisagens deslumbrantes. A cidade, que está localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, apresenta um lindo conjunto natural onde se destacam as piscinas naturais formadas pelos incontáveis arrecifes de corais. As mais famosas estão em Pajuçara e no município de Maragogi.

Foto: Pixabay

Passeios de jangada Elas são a atração mais procurada pelos turistas para chegar às piscinas naturais, que estão distantes alguns quilômetros mar adentro. Os jangadeiros partem somente durante o período de maré baixa, o que pode ocorrer nas primeiras horas da manhã. O esforço vale muito à pena, acredite!

Escolher bem a época da viagem a Maceió é muito importante. É essencial viajar em dias em que a maré esteja baixa. É durante esses períodos que acontecem os passeios às piscinas naturais. As marés são mais baixas durante a lua cheia e a lua nova.

PRAIAS CINEMATOGRÁFICAS

Bancos de areia na Praia de Pajuçara – Foto: Wesley Menegari/divulgação

Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara dividem as atenções dos visitantes. As três praias ocupam seis quilômetros da orla estruturadas com calçadão, ciclovia, restaurantes, bares e quiosques com música ao vivo.

Quem procura praias mais sossegadas para curtir e relaxar terá que seguir em direção a Pratagi, Ipioca, Paripueira ou Costa Brava. Todas localizadas ao Norte da cidade. As duas primeiras são extensas e pouco movimentadas. As outras duas são famosas pelas piscinas naturais.

Outra opção que não decepciona é a Garça Torta. Distante cerca de nove quilômetros do centro de Maceió, ela ainda é pouco explorada. A praia possui um denso coqueiral e águas com uma incrível tonalidade azul-esverdeada. É ideal para quem procura tranquilidade, fazer longas caminhadas ou apenas pescar.

Foto: Clarivaldo Valdo Souza/Pixabay

No outro extremo, ao Sul, estão as mais badaladas e belas praias de Alagoas. Entre elas, a Barra de São Miguel, do Gunga e do Francês, distantes cerca de 33 quilômetros de Maceió. Surfistas são atraídos pelas ondas fortes e altas, enquanto em um trecho protegido por arrecifes, famílias com crianças aproveitam as águas mornas e tranquilas. Quiosques oferecem porções e pratos de frutos do mar e barcos levam os interessados até as piscinas naturais.

Praia do Saco – Não deixe de programar uma visita. Essa praia também é chamada de Saco da Pedra. Encantadora, está em uma reserva ecológica que pertence à Ilha de Santa Rita. Há duas formas de chegar até ela: caminhando durante a maré baixa ou contratar um passeio de barco.

Foto: Pixabay

Maragogi Distante de Maceió cerca de 130 quilômetros, a exuberante Maragogi é visita obrigatória em Alagoas. É lá que estão as famosas Galés, um conjunto de piscinas naturais a seis quilômetros da costa. Elas são a principal atração do destino e podem ser visitadas durante a maré baixa em passeios de catamarãs. Em alguns dias, durante a maré alta, os passeios não são realizados. Há, também, outras piscinas naturais, como as de Taocas e Barreira de Peroba.

O município de Maragogi também é conhecido por outras lindas praias, como Burgalhau, perto do Rio dos Paus, Barra Grande e Peroba – na divisa com Pernambuco.

A cidade de Japaratinga, a menos de 10 quilômetros de Maragogi, é outro passeio imperdível. Recifes de coral ao largo da costa e os bancos de areia criaram uma lagoa com pouca profundidade, que na prática se transformou em uma grande e agradável piscina natural.

Ao Sul de Maragogi está São Bento, uma aldeia com uma praia ornamentada por palmeiras. Ela está localizada em uma região protegida da Costa dos Corais, a maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Marinha do Brasil.

PÔR DO SOL NO PONTAL DA BARRA

Pôr do sol na Lagoa Mundaú, em Marechal Deodoro. Foto: Tom Alves/divulgação

Maceió tem outros atrativos além das praias e das piscinas naturais. Entre eles, as lagoas de Mundaú, Manguaba, Roteiro e Jequiá, todas no litoral Sul.

Mundaú é considerada uma das lagoas mais importantes do País. Ela tem 23 quilômetros quadrados e está ligada com o mar através de uma grande rede de canais, que cortam a planície formando pequenas ilhas. O vasto manguezal e a grande variedade de peixes, crustáceos e moluscos são características do lugar.

No final da tarde, o melhor programa é sentar em um dos barzinhos à beira da lagoa e apreciar o maravilhoso espetáculo do pôr do sol no Pontal da Barra.

MARECHAL DEODORO

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a histórica cidade de Marechal Deodoro está distante pouco mais de 30 quilômetros de Maceió – também no litoral Sul. Fundada em 1552, foi a primeira capital de Alagoas e onde nasceu o marechal Manuel Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil e que proclamou a República.

Praia do Francês – Foto Renato Serra/Pixabay

Entre os atrativos do destino estão a Praia do Francês, o Centro Histórico com as igrejas de Santa Maria Madalena, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Amparo, e o Museu de Arte Sacra instalado no Convento Franciscano. No Espaço Cultural Santa Maria Madalena artesãos e rendeiras expõem seus trabalhos. Há, também, locais pouco explorados na região como a Prainha de Barra Nova, a Praia Saco da Pedra, o Balneário do Broma e o Lago Azul.

Praia do Francês Principal ponto de atração do município, a famosa praia também é uma das mais visitadas de Alagoas. Além da beleza natural ela tem piscinas naturais e águas quentes. Surfistas são frequentadores assíduos por causa das grandes ondas. Durante os finais de semana o movimento de turistas cresce bastante. Então, se puder, visite a cidade entre segunda e sexta-feira.

Massagueira – Foto: Jonathan Lins/divulgação

Massagueira – Considerado um dos principais polos gastronômicos do Nordeste, esse povoado de Marechal Deodoro atende a todas as preferências, especialmente aos que apreciam frutos do mar. São vários os bares ribeirinhos e restaurantes rústicos que proporcionam uma agradável vista para a Lagoa Manguaba. Em todos eles os visitantes encontram cardápios repletos de pratos regionais, petiscos saborosos e deliciosos doces caseiros como cocadas e suspiros, além de bolos de mandioca e broas de coco.

CENTRO HISTÓRICO DE MACEIÓ

A região abriga um precioso conjunto arquitetônico com igrejas, centros culturais e museus. Na Praça Dois Leões está a igreja mais antiga da capital, a de Nossa Senhora do Povo, construída em 1820. A praça tem também um obelisco, que foi erguido em homenagem à Independência do Brasil. Na zona central também está a Catedral Metropolitana e o Palácio Floriano Peixoto.

Associação Comercial de Jaraguá, bairro histórico de Maceió – Foto: Jonathan Lins/divulgação

Jaraguá É o local onde a cidade começou a se desenvolver. Em suas ruas centenárias viviam as elites abastadas de Alagoas. Verdadeiros tesouros, alguns antigos casarões, armazéns e escritórios das usinas de cana-de-açúcar resistiram ao tempo e à chegada dos prédios modernos. Alguns deles se transformaram em restaurantes, bares, boates e até casas de shows. Antigo reduto da boemia, o bairro atualmente é a principal referência comercial da cidade.

O Mercado de Artesanato, no centro da cidade, é o endereço certo para quem quiser comprar lembrancinhas. O lugar reúne diversas lojinhas que vendem desde roupas de cama e de banho, cerâmicas, bolsas, cintos e sapatos até castanha de caju, doces, cachaças e pimentas. Outra opção é a famosa Feira de Artesanato em Pajuçara.

GASTRONOMIA É ATRAÇÃO À PARTE

Foto: Wesley Menegari/divulgação

A culinária alagoana pode ser considerada uma atração à parte. Extremamente rica, mistura tradições indígenas, portuguesas e africanas. Dos índios herdou a tapioca, que é saboreada no café da manhã e pode ser acompanhada de mais de 30 tipos de recheio.

Os sabores locais incluem receitas típicas à base de mandioca, milho, carne de sol, charque, queijos e coco. Umbu, cajá, caju, cajarana, acerola, seriguela, manga, mangaba, pitomba, jaca, pinha (fruta do conde), pitanga e graviola são frutas regionais usadas no preparo de coquetéis, batidas e caipirinhas.

Foto: Wesley Menegari/divulgação

Sururu de Capote O tradicional Sururu de Capote é um ícone da culinária local. Ele é preparado com o sururu, um saboroso molusco que vive em lagoas. Cozido com leite de coco e temperos, é servido acompanhado de pirão, purê de macaxeira e muita pimenta. O Caldinho de Sururu, que tem fama de ser afrodisíaco, também é muito apreciado.

Além do Sururu de Capote e do incomparável Baião de Dois, outros pratos típicos também ganham a preferência dos visitantes. Entre eles a Caldeirada preparada com camarão, siri, sururu, lagosta, polvo, patinha de uçá, ostra, maçunim (marisco) e acompanhada de uma massa de mandioca no leite de coco; o Arrumadinho feito com fava ou feijão verde, charque, carne-de-sol desfiada e farinha de mandioca; a Carne de Sol com nata; o queijo coalho, o Cuscuz de milho, a Paçoca Sertaneja, a Galinha à Cabidela e muitas outras.

Foto do destaque: Wesley Menegari/divulgação
MATÉRIAS RELACIONADAS
Pratagy Acqua Park celebra o verão com festa
GTA tem novo plano nacional com cobertura de R$ 60 mil
Os destinos mais buscados pelos brasileiros
Sair da versão mobile