O Jockey Club de São Paulo, tradicional cartão postal da cidade e palco de diversos eventos culturais na capital paulista nos últimos anos, vai transformar-se nos próximos dias no ponto de encontro dos amantes do ciclismo, com a realização da sétima edição do Shimano Fest. Profissionais do setor, como lojistas, vendedores e distribuidores, jornalistas especializados e os entusiastas irão reunir-se no local que durante quatro dias vai respirar bicicleta. O maior festival de bike da América Latina começa hoje e vai até o dia 25 de setembro, recebendo pessoas de todo o País.
Os dois primeiros dias (22 e 23), entre 9h e 17h, serão exclusivos para lojistas e profissionais do setor, convidados das mais de 100 marcas participantes e imprensa, e têm foco em palestras e no fortalecimento dos negócios. Sábado (24), das 9 às 17h e domingo (25), das 9 às 18 horas, são os dias do Festival propriamente dito, aberto ao público em geral e com entrada gratuita. A organização sugere doação de 1 quilo de alimento não perecível. Haverá espaço para estacionamento de 500 bikes.
Conhecer as novidades do mercado, estar próximo de atletas profissionais e olímpicos e participar de várias atividades são algumas das atrações do encontro, que reunirá em um só local passeios ciclísticos, competições, shows de rock, apresentação de Taiko, exposição e testes de produtos, atividades para as crianças e toda a família, brindes e uma vivência integral do universo que envolve o pedal.
Os Doutores da Alegria, organização sem fins lucrativos que comemora 25 anos, estará presente na manhã do domingo com o Bobociclismo, um divertido passeio ciclístico de 2 km liderado pelos artistas que atuam nos hospitais de São Paulo utilizando a arte do palhaço para qualificar as relações humanas. A concentração está marcada para 10h30 e a saída será às 11h. Após o passeio, haverá uma intervenção artística com os palhaços no Espaço Kids.
A principal novidade do evento ficará por conta da prova de ciclismo no formato criterium por pontos, no domingo, distribuindo uma premiação de cerca de R$ 7 mil entre homens e mulheres nas disputas profissionais. Deverão competir em um circuito na Avenida Lineu de Paula Machado (em frente ao Jockey Club) cerca de 500 ciclistas. A primeira largada será às 7h. No sábado, haverá competições com os lojistas, expositores e mídia (cinco voltas), entre 11h e 12h30, do cyclocross e das tomadas de tempo do MTB Short Track para as finais de domingo.
Informações: shimanofest.com.br
Fotos: Rodrigo Philipps/divulgação