Segundo dados divulgados pelo Ministério de Turismo do Uruguai, mais de 250 mil brasileiros estiveram no vizinho durante o primeiro semestre de 2019, um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2018, com pouco mais de 240 mil visitantes.
Em declaração à imprensa do Rio Grande do Sul, o vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff ressaltou que o país vem recebendo cada vez mais brasileiros e que vão além dos destinos óbvios, como Montevidéu e Punta del Este.
Benjamin Liberoff fez questão de enfatizar o êxito na estratégia de divulgação do Uruguai no exterior, que vem mostrando aos turistas estrangeiros as qualidades e competências para desfrutar do país o ano todo, além das altas temporadas.
O órgão vem sendo assertivo ao perceber um movimento latino-americano em busca de experiências gastronômicas, enoturísticas, ecoturísticas, históricas e culturais em nosso próprio continente. Além da crise que abarca a região há alguns anos, o crescimento de brasileiros em Colonia del Sacramento, Carmelo, Costa de Rocha e Costa de Oro deu-se pelo movimento da sociedade em rede, que derrubou fronteiras aproximando a beleza de Maldonado no inverno, de Colonia del Sacramento na primavera e a frescura do enoturismo no verão, dos curiosos e visitantes em potencial.
O Uruguai é um país de contrastes, de gente, de tradições e folclores, onde a cultura, a arquitetura e a história convivem com o golfe, o turismo rural, náutico, esporte, cruzeiros e gastronomia. Com regiões de beleza incalculáveis como as águas termais de Salto, Paysandú e futuramente em Rivera, as famosas praias de Punta Del Este, os balneários de águas cristalinas de Piriápolis e Cabo Polônio, a suntuosa e virgem Atlantida ou a cosmopolita capital: Montevidéu, o vizinho é capaz de surpreender por cada cantinho para desfrutar durante o ano todo.
Por tudo isso e muito mais é que um turista não precisa ir tão longe para se divertir e relaxar, o vizinho está ao lado, oferecendo condições imbatíveis que preservam o bolso.