Se você é corredor já deve ter ouvido falar e, talvez, até pensou em participar. Pelo desafio e pelas dificuldades do percurso, mas, principalmente, pelo cenário de tirar o fôlego – literalmente. Estamos falando da Maratona Mountain Do Vale Sagrado dos Incas, no Peru, que será realizada no próximo domingo, dia 22, na Vila de Huambutio – distante 38 km de Cusco. A prova tem 400 atletas inscritos, sendo a maioria brasileiros.
O percurso da maratona passa por tesouros arqueológicos da região do Vale Sagrado: povoado de Pisac e Ollantaytambo, entre outros. A largada e chegada da prova serão na Vila de Huambutio, local de hospedagem dos atletas e acompanhantes.
A prova é individual e será dividida em três etapas: a maratona principal de 42 km, a meia maratona de 20 km e uma corrida menor de 8 km, para que corredores de diferentes categorias possam participar. Os percursos mais longos têm seguem rumo ao distrito de San Salvador, sempre às margens do famoso Rio Urubamba.
A maior dificuldade nesse circuito é a altitude, que pode chegar a 3,3 mil metros acima do nível do mar. Sem dúvida, a competição esportiva é uma mescla de aventura, história e natureza.
A geografia da região dos Andes Peruanos, aliada as belezas de seus sítios arqueológicos e vilarejos, resultará em uma experiência única para os participantes e seus acompanhantes.
Informações: mountaindo.com.br/provas/vale-sagrado-dos-incas/ e peru.travel/pt-br/
Foto do destaque: Divulgação Promperu/ Gihan Tubbe