Nova Orleans, em Luisiana, nos Estados Unidos, não é apenas a capital do Jazz, mas também a cidade que possui um dos maiores carnavais do mundo, o famoso Mardi Gras! A festa anual, que reúne cerca de 4 milhões de pessoas de todo o mundo é conhecida pelas máscaras de gesso, colares de bolinhas plásticas (beads), grandes carros alegóricos e desfile de bandinhas, ocorre durante todo mês que antecede o carnaval e tem o seu ponto alto na “terça-feira gorda”, que significa Mardi Gras em francês, que esse ano cai no dia 28 de fevereiro.
O carnaval brasileiro é famoso mundialmente, mas o Mardi Gras de Nova Orleans não fica atrás. O jazz e rhythm & blues ditam o ritmo da festa ao longo da Bourbon Street. As cores predominantes são o dourado, que significa poder, o verde (fé) e o roxo (justiça). Mais de 50 grupos organizados participam dos desfiles em toda a cidade.
As varandas das casas e bares – transformadas em camarotes e alugadas a peso de ouro – ficam lotadas de turistas, que jogam colares para a multidão na rua. Algumas mulheres, geralmente universitárias, mostram os seios em troca dos beads. O objetivo dos foliões é conquistar o maior número de colares. É divertido ver a animadíssima disputa.
A história registra que o primeiro Mardi Gras em Luisiana, feito pelos colonizadores franceses, aconteceu em 1699. Desde então, o festejo atrai milhares de turistas, toma conta das ruas de Nola, especialmente no French Quarter, o bairro mais antigo, icônico e boêmio da cidade.
Além dos desfiles, o carnaval de Nova Orleans também inclui atividades mais familiares como piqueniques junto ao Rio Mississipi e inocentes bailes de máscaras, onde os participantes usam fantasias inspiradas na França do século 18.
Para conhecer os bastidores dessa grande festa a melhor dica é fazer uma visita guiada ao Mardi Gras World – 1.380 Port of New Orleans -, local onde são construídos os grandes carros alegóricos.
Informações: travelsouthusa.com e travelsouthusa.org
Fotos: Roberto Maia e Pixabay (destaque)