Com o avanço da vacinação nos Estados Unidos, o Mardi Gras, em Nova Orleans, Luisiana, voltou com força total este ano. Como sempre acontecia até antes da pandemia de Covid-19, a festa popular leva para as ruas da cidade muita música, arte e foliões fantasiados.
O Mardi Gras é realizado de 6 de janeiro até 1º de março de 2022. E durante esse período uma multidão de foliões consome muitos King Cake (Bolo Rei), assistem diversos desfiles – veja a programação aqui – e aproveitam a cidade durante a mais divertida época do ano. O Dia do Mardi Gras acontece na terça-feira gorda (Fat Tuesday). Mas, nos fins de semana que antecedem a terça-feira gorda, os desfiles rolam por toda a cidade.
A história registra que o primeiro Mardi Gras em Luisiana, feito pelos colonizadores franceses, aconteceu em 1699. Desde então, o festejo atrai milhares de turistas, toma conta das ruas de Nola, especialmente no French Quarter, o bairro mais antigo, icônico e boêmio da cidade.
Além dos desfiles, o carnaval de Nova Orleans também inclui atividades mais familiares como piqueniques junto ao Rio Mississipi e inocentes bailes de máscaras, onde os participantes usam fantasias inspiradas na França do século 18.
O Mardi Gras ganhou fama em Nova Orleans, mas ele nasceu em Mobile, no Alabama. Em 1703, o pequeno assentamento francês que se tornaria celebrou o primeiro Mardi Gras da América com 40 dias de festividades, influenciado pelas datas da Páscoa e culminando nas festividades da “Terça-feira Gorda” (Fat Tuesday).
E Mobile também realiza dezenas de desfiles que percorrem todo o centro da cidade. E o melhor ponto desta rota é a Government Street entre a S. Franklin Street e a S. Washington Avenue. Além dos famosos colares de contas, no destino a tradição é pegar os “Moon Pie”, os deliciosos biscoitos de marshmallow mergulhado em chocolate.