Ícone do site Travelpedia

Mariánské Lázně, o spa barroco da República Tcheca

Caminhando pelo centro de Mariánské Lázně, na República Tcheca, a sensação que se tem é de ter sido transportado magicamente para 100 anos atrás. Pomposos balneários e parques floridos onde os hóspedes relaxam tomando seus copos de água mineral de uma das lendárias fontes da cidade cuja história relembra a época de seu apogeu, frequentada pelos mais importantes estadistas e artistas e que até hoje está entre as cidades balneário mais bonitas da Europa.

É difícil imaginar que há dois séculos essa região era um simples vale com bosques fechados e águas borbulhando. No entanto, quando Johann Josef Nehr, médico do mosteiro próximo de Teplá, descobriu os benefícios únicos para a saúde humana dos mananciais locais, não demorou para que o spa se desenvolvesse rapidamente. Passados poucos anos, já era frequentado por personalidades como Chopin, Strauss, Goethe, Kafka, Freud, Twain e o rei britânico Edward VII.

Mananciais para a saúde

Cerca de 160 mananciais emergem dos arredores do balneário e na própria cidade de Mariánské Lázně se encontram mais de 50 fontes minerais frias que curam, com êxito, inflamações nervosas e digestivas e doenças respiratórias, da pele, do sistema locomotor, dos rins e vias urinárias. No entanto, é possível desfrutar de suas férias no resort mesmo sem estar enfermo.

Na maioria dos spas é perfeitamente possível ser mimado por completos tratamentos de bem-estar e relaxar o corpo e a mente. Marienbad é famosa principalmente por belos parques, que a caracterizam e colocam entre as cidades com os mais belos jardins na Europa. Entre as boas pedidas por lá está caminhar, observar o gotejamento de água de várias fontes e nascentes, inalar o cheiro de flores e passar algum tempo tomando café acompanhado de deliciosas bolachas do spa. Tudo sem pressa.

Momentos românticos junto à Fonte Cantora

Não se pode esquecer de caminhar entre as elegantes arcadas neoclássicas de ferro fundido, datadas de 1899, que estão entre as mais belas. Durante a temporada acontecem ali concertos clássicos de Mariánské Lázně. Em eventos famosos como o festival Fryderyk Chopin de música internacional , em agosto, também se apresenta a orquestra sinfônica local. Perto do Manancial da Cruz fica a Fonte Cantora onde, de hora em hora, toca músicas mundialmente famosas. Para os românticos vale a pena voltar à noite para ver os efeitos luminosos da fonte.

Aonde ir depois?

Para quem gosta do passado e de suas histórias a dica é explorar os arredores da cidade. O palácio de Kynžvart reúne uma mostra única da arquitetura clássica. Já no magnífico Mosteiro de Teplá, fundado no século 12, pode-se admirar uma bela biblioteca. Quem preferir passar o tempo livre de forma mais ativa pode visitar o campo de golfe de Mariánské Lázně, o único fora do território da Commonwealth of Nations que detém o título Royal Golf Club, título concedido pela rainha Elizabeth II.

Fotos: divulgação
Sair da versão mobile