Para homenagear os 95 anos da cantora e apresentadora Inezita Barroso, o portal Festanejo, em parceria com o Memorial da América Latina, apresenta a exposição gratuita “Inezita Minha Viola”. Durante os dias 11 a 30 de março, no Espaço Gabo, a mostra exibirá cerca de 54 cartuns, feitos por caricaturistas do Brasil, Colômbia, Macedônia e Portugal, selecionados pelo presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e organizador do projeto, JAL Lovetro.
A inauguração ocorrerá no dia 11 de março, às 17h30. Na mesma data, às 19 horas, será realizado o show gratuito “Choro, Chorinho e Chorões”. O evento reunirá os grupos femininos “Choro Faceiro” e “Chorando em Trio”, para um tributo às diversas cantoras brasileiras, como Chiquinha Gonzaga e Inezita Barroso. O espetáculo ocorrerá no melhor clima “roda de choro”.
Com uma carreira consagrada, Inezita foi uma das primeiras mulheres a fazer história no cenário da música caipira. Quando pequena, se encantou pelo universo e cultura rural, e começou a cantar e tocar viola. Em 1951, a artista assinou com a gravadora Sínter, e chegou a lançar cerca de 100 discos.
A trajetória de Inezita Barroso também foi marcada por sua passagem pela televisão, onde ficou à frente de programas nas TVs Record, Tupi, até chegar a Cultura, onde apresentou o clássico “Viola, Minha Viola”. Inezita faleceu aos 90 anos, no dia 8 de março de 2015.