A Mercado SP, concessionária responsável pelo Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e pelo Mercado Kinjo Yamato, lançou um projeto inovador. Em parceria com o Escritório de Arquitetura Ambiência, a iniciativa “Visita Guiada ao Programa de Intervenção (Restauro) nos Patrimônios Históricos Mercado Municipal Paulistano e Mercado Kinjo Yamato” visa estimular o estudo e a prática de restauro. Assim, este projeto oferece uma oportunidade única para os estudantes de arquitetura.
Primeiramente, o objetivo é aproximar os alunos da realidade do restauro arquitetônico. Trata-se de um campo essencial na preservação do patrimônio histórico. Para isso, a iniciativa convida universidades de arquitetura para participar de visitas guiadas. Portanto, essa experiência prática permitirá um entendimento mais profundo sobre o processo de restauração dos dois importantes mercados de São Paulo.
Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão
A primeira visita, marcada para o dia 28 de agosto, terá a presença da Escola da Cidade, uma renomada faculdade de arquitetura e urbanismo de São Paulo. O evento, que acontecerá das 14h às 17h, começará com uma aula teórica no Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão. Essa aula será ministrada pela arquiteta Ana Marta e sua equipe. Eles vão explicar os detalhes técnicos do restauro. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para visitas práticas, proporcionando uma imersão completa.
Além disso, o projeto visa fortalecer a relação entre a Mercado SP e as instituições de ensino. Portanto, a ideia é criar um ambiente de troca de conhecimentos que enriqueça a formação dos futuros profissionais de arquitetura. A experiência combina teoria e prática em um contexto real, o que é fundamental para o aprendizado.
Destinos turísticos e culturais
O projeto faz parte de um esforço maior da Mercado SP para revitalizar o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato. Ambos são importantes destinos turísticos e culturais de São Paulo. Desde 2021, a Mercado SP gerencia a operação, manutenção, reforma e restauro dos mercados. Do mesmo moddo, a empresa se compromete a oferecer uma experiência única que combina gastronomia, cultura e história. Além disso, a gestão visa transformar o Mercadão na maior experiência gastronômica do mundo, aliando inovação e sustentabilidade.
Por fim, importante dressaltar que as Universidades interessadas em participar do projeto de visita guiada devem entrar em contato pelo e-mail mgoulart@mercadospspe.com.br para mais informações e agendamento.
O Mercadão
O Mercadão, inaugurado em 25 de janeiro de 1933, é um marco arquitetônico e cultural de São Paulo. Ele foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de Ramos de Azevedo. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico desde 2004. Além disso, o mercado atrai visitantes do Brasil e do mundo, sendo reconhecido por sua importância cultural e histórica.
Foto: divulgação
Veja também: Mortadela Brasil comemora 20 anos com novidades no cardápio