A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, descobriu no ecoturismo e na preservação do meio ambiente o seu maior patrimônio. Junto com outros municípios, integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Destino com rios de águas cristalinas e paisagens naturais exuberantes, Bonito segue critérios rigorosos para a visitação dos seus principais atrativos. A região tem atrações para atender aventureiros loucos por atividades radicais e adrenalina, bem como famílias em busca de tranquilidade e contemplação. Caminhadas nas trilhas, cavalgadas, passeios de bicicleta e observação de pássaros também compõem o vasto leque de atividades. Aqui você vê tudo o que o destino tem a oferecer.
Mas, recentemente, um outro atrativo entrou para a lista de atividades em Bonito: o mergulho na Gruta do Mimoso.
Mergulho em cavernas
A Gruta do Mimoso proporciona um mergulho de rara beleza por causa da estrema visibilidade das águas, que permitem a visão de espeleotemas raros – formação rochosa originada pela dissolução de minerais e sua recristalização em níveis inferiores no teto, paredes e chão das cavernas.
Quem já fez o mergulho na Gruta do Mimoso garante que o lugar tem um visual mágico por causa da luz natural que penetra na água cristalina e ilumina grande parte da passagem submersa.
Logo que o mergulhador entre nas partes totalmente submersas da caverna, já visualiza no meio do túnel uma grande e linda fileira de estalactites. Na metade do túnel o visual fica ainda mais incrível. É o chamado Salão dos Cones, um enorme salão com diversos cones, formações que chegam a 8 metros de altura e 2 metros de diâmetro). A água cristalina permite visibilidade superior a 50 metros.
Também chama a atenção uma outra formação chamada crosta subaquática, a cerca de 8 metros de profundidade. Ela apresenta textura que recobre todas as paredes e os espeleotemas.
Salão Pink Floyd – Saindo do Salão dos Cones o mergulhador segue até um ambiente, próximo ao teto, chamado de Salão Pink Floyd, nomeado assim por causa da beleza surrealista do local, e também ao Oratório, um outro pequeno salão cheio de estalagmites. Na parte mais profunda chegará à chamada Catacumba, aos 43 metros de profundidade é toda revestida pela crosta subaquática.
Salão Seco – É outro belo salão onde é possível subir até a superfície para observar seu amplo espaço aéreo. O lugar é pobre em oxigênio sendo impossível respirar. Por isso os mergulhadores mantêm o regulador na boca.
Criaturas aquáticas – Durante o mergulho é possível observar diversas espécies chamadas troglóbias, que vivem exclusivamente no meio subterrâneo aquático. São pequenos crustáceos com ausência de olhos e de pigmentação, que se alimentam nos substratos.
Mergulho no lago
No salão inicial da Gruta do Mimoso o nível da água fica longe do teto, formando um lago. Nele é possível praticar flutuação e mergulho de águas abertas, ou seja, sem penetrar na parte totalmente inundada da gruta. Os aventureiros podem experimentar a sensação de mergulhar em águas cristalinas e em meio a espeleotemas. Potentes lanternas permitem observar através da passagem que leva aos demais salões. É comum dizerem que a sensação é a de estar voando, tamanha é a visibilidade em suas águas.
Batismo em caverna
Mergulhadores com certificação de mergulho avançado, mas que não possuem treinamento para a prática em cavernas, podem realizar o chamado Batismo em Cavernas. Neste programa ele irá mergulhar em um circuito com uma entrada no ambiente sob teto até uma distância de 40 metros da entrada do túnel e 15 metros de profundidade. No caminho vai contemplar estalactites, o início da subida do Salão Seco e alguns cones e estalagmites. No retorno, passará pelo começo da descida até o Salão dos Cones, onde contemplará um visual maravilhoso dos cones ao fundo.
Fotos: @passeiogrutadomimoso
.
PARCEIROS DO TRAVELPEDIA PARA A SUA VIAGEM
O TRAVELPEDIA mantém parcerias com empresas confiáveis e onde você consegue as melhores vantagens. Além disso, você estará contribuindo para que possamos continuar lhe oferendo sempre um produto de qualidade. Confira:
SEGURO VIAGEM
Muita gente esquece de incluir o seguro no planejamento. Mesmo significando pouco financeiramente, a falta dele pode colocar em risco aquela viagem dos sonhos. Nossa dica é sempre contratar o serviço quando for viajar. E não importa o destino. Seja para o outro lado do mundo ou para aquela escapadinha de final de semana. Sugerimos o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance, com mais de 30 anos no mercado de turismo, oferece uma ótima cobertura para viagens nacionais e internacionais e atendimento em português 24 horas.
Clique aqui para adquirir o melhor seguro para a sua viagem.
TRANSFERS, PASSEIOS, INGRESSOS E EXPERIÊNCIAS
Não deixe para resolver no destino quais os passeios irá fazer. O melhor é sempre se programar com antecedência, o que ainda pode garantir vantagens financeiras. A Easy Travel Shop é uma plataforma inteligente que oferece as melhores experiências em destinos nacionais e internacionais. São passeios, ingressos e transfers que podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros para você aproveitar ao máximo a sua viagem.
Clique aqui e confira as diversas opções disponíveis em Bonito.
.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Ecoturismo, aventura e muitas belezas em Bonito
Museu Subaquático de Bonito na Nascente Azul valoriza artistas do MS
GOL cria rota inédita entre São Paulo (Congonhas) e Bonito (MS)