Ícone do site Travelpedia

Mexer as pernas em viagens diminui o risco de trombose

Viajar é sempre bom, mas viajar com saúde é ainda melhor. Se o seu destino exigir mais de 4 horas dentro de um meio de transporte fique alerta, já que permanecer com as pernas paradas por tanto tempo pode aumentar o risco de trombose – formação de coágulo sanguíneo.

Solange Frasão com meias Kendall de alta compressão (Foto: Divulgação)

Segundo o médico angiologista Ary Elwing. a trombose geralmente aparece nas pernas. “O coágulo bloqueia o fluxo normal de sangue provocando inchaço, dor e vermelhidão. Ele também pode ser transportado pela corrente sanguínea até outros órgãos e causar a embolia pulmonar. O problema tem início nas pernas porque a panturrilha é considerada o segundo coração do corpo”, explica.

Pacientes que já foram diagnosticados com complicações vasculares – de varizes a diabetes – os cuidados devem ser redobrados durante uma viagem, pois o risco de falha no sistema circulatório é maior. O indicado, antes de pegar a estrada ou embarcar em um avião, é escolher roupas largas e calçados confortáveis, além de usar meias de compressão.

Porém, o recomendado para qualquer pessoa é realmente não ficar parada. “Mexa as pernas. Se estiver no avião levante e ande um pouco no corredor, no ônibus desça nas paradas ou pelo menos faça movimentos circulares com os pés a cada meia hora. Hidratar-se também é fundamental, desta forma evita-se que o sangue engrosse e pare nas veias. Mas nada de bebida alcoólica ou que contenha cafeína”, recomenda Elwing.

Foto do destaque: Cirúrgica São paulo/divulgação

Sair da versão mobile