Ícone do site Travelpedia

Midi Pirineus: um destino must go!

Sabe aqueles destinos que cativam? Eis essa região ao sudoeste da França. São mais de 400 quilômetros – entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo -, de panoramas dignos da mais francesa das expressões: Oh là là! Para se ter uma ideia, 33 dos 76 monumentos classificados como Patrimônio da Unesco no país estão nos Pirineus. Tá bom pra você? Pois tem mais, já que em meio a cenários do tipo cartão postal se tem o quarteto fantástico de uma viagem: história, cultura, natureza e gastronomia.

Combinando oito territórios ou “départements” como são conhecidos por lá, Ariège, Aveyron, Haute-Garonne, Hautes-Pyrénées, Gers, Lot, Tarn e o Tarn-et-Garonne mesclam com graciosidade tecnologias avançadas e vestígios da pré-história.

Ideal tanto para quem quer apenas relaxar como aos que gostam de se aventurar, sobram opções nessa região. Da calmaria às margens do Canal du Midi e das paisagens fantasmagóricas de Aubrac até canoagem pelas Gargantas do Tarn ou sobrevoo no espetacular Viaduto de Millau. O tipo de passeio fica a critério (e gosto) de cada um!

Aos que estiverem percorrendo (ou não) o Caminho de Santiago de Compostela há notáveis edificações sagradas: a catedral Sainte-Marie em Saint-Bertrand-de-Comminges, a abadia Sainte-Foy em Conques, a Basílica Saint-Sernin em Toulouse e a catedral Sainte-Cécile em Albi. Isso sem contar a cidade santuária de Lourdes.

Quarta maior cidade da França, e conhecida como Cidade Rosa, por conta das construções erguidas com o tradicional tijolo da argila do Rio Garonne, a capital Toulouse é o ponto de partida ideal. E o melhor, está a apenas uma hora e meia de voo de Paris. Por lá, dentre as muitas heranças históricas estão hotéis da idade de ouro do pastel (planta cultivada no século 16 pelo seu pigmento azul). Bem como vários pontos que não podem ficar de fora do roteiro. Quer saber quais? Confira aqui.

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile