O Ministério da Saúde autorizou o retorno dos cruzeiros marítimos no Brasil a partir do dia 7 de março. A portaria publicada no dia 25 de fevereiro, foi assinada pelo ministro da Saúde substituto, Raphael Parente. De acordo com o documento, a decisão levou em conta o atual cenário da pandemia de Covid-19.
O documento do MS ainda estabelece regras para o cumprimento do isolamento ou quarentena de cruzeiristas com sintomas de Covid-19, bem como relaciona as obrigações das empresas de cruzeiros, que deverão “garantir atendimento médico, a bordo e em solo, dos viajantes com suspeita ou confirmados para Covid-19, incluindo aqueles que precisarem de hospitalização”.
A portaria também diz que em casos de novos surtos da doença, os navios deverão passar por uma quarentena. Aos passageiros o MS recomenda que aos retornarem de cruzeiros façam uma “auto quarentena” de 14 dias.
Para que os navios voltem a navegar no litoral brasileiro, atos normativos específicos ainda serão editados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A temporada de cruzeiros no Brasil foi suspensa por causa do aumento do número de casos de pessoas contaminadas pela variante Ômicron.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil