O MTur representa hoje a maior presença dentro da feira, através de investimento em uma área de 350m² em um stand que levará para Gramado um relevante debate sobre o turismo nacional, sua relação com a cultura e possibilitará a representação de estados que não tem área própria dentro do evento. Isso faz com que a Feira de Negócios receba todas as regiões brasileiras para exposição, divulgação e networking.
O Ministério do Turismo levará para dentro da feira o Espaço MTur: um estúdio voltado para que personalidades do turismo concedam entrevistas e depoimentos, expondo de cases de sucesso dentro da temática, a exemplo do que foi feito na ABAV Expo 2018. Uma oportunidade de troca de conhecimento e aprendizagem.
Outra proposta do Ministério é levar um debate sobre a relação entre cultura e turismo através do cinema, relacionando produções cinematográficas com suas locações, fomentando destinos. “Muitas vezes um lugar é cenário para um filme ou novela importante e marcante, tornando-o conhecido e procurado justamente por conta dessa mídia. Um exemplo foi a série A Casa das Sete Mulheres, filmado em Cambará do Sul, trabalhando e divulgando muito bem a região dos canyons. Percebendo isso, e tentando fazer um gancho com o nosso Festival de Cinema de Gramado, o MTur irá ao evento com essa proposta de debate bastante interessante”, destaca o diretor do Festuris, Eduardo Zornanello, responsável por alinhar a participação do Ministério na feira.
Será montado ainda um espaço para promoção institucional através de diferentes programas de segmentação, onde serão abordadas temáticas como Turismo Sustentável e ações LGBT, mostrando de que forma o Governo Federal atua nesses nichos.
“O MTur vê na Festuris Gramado um espaço privilegiado no contexto do turismo nacional. Pelo fato de reunir todos os envolvidos na cadeia produtiva do turismo, torna-se um veículo importante também para divulgação das políticas públicas desenvolvidas para impulsionar o setor”, destaca o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Informações: festurisgramado.com