No ano em que se celebra os 30 anos da morte do artista (1904-1989), a exposição oferecerá ao público uma viagem excepcional por meio da produção artística daliniana. A seleção reúne pinturas, desenhos e fotografias datadas de 1910 a 1983 e revela as diferentes etapas da criação do artista, oferecendo uma visão retrospectiva da obra de Dalí, a partir da qual é possível entender como o pintor deixou sua marca na história da arte do século 20. O público poderá descobrir os vários estágios de sua criação e reconhecer a marca dos diferentes pintores que o influenciaram e aos quais ele presta seu tributo.
Depois dos primeiros experimentos, Dalí mergulhou nas vanguardas europeias: Impressionismo, Cubismo, pintura metafísica e arte abstrata. O trabalho de Dalí no mundo surrealista apresenta pinturas excepcionais como “O Espectro do Sex Appeal” e “Elementos Enigmáticos numa Paisagem” de 1934. O conjunto de pinturas surrealistas selecionadas para esta exposição mostra a reação específica de Dalí ao movimento de André Breton. É o DNA do artista que torna possível decifrar seu pensamento e constitui sua verdadeira contribuição ao Surrealismo.
Uma outra seção será dedicada à influência dos grandes mestres da história da arte na análise artística de Dalí. Em “50 segredos mágicos para pintar”, Dalí publicou uma tabela com uma análise comparativa dos pintores mais notáveis da história da arte. Em sua classificação, Vermeer, Raphael, Velázquez, Leonardo da Vinci e Picasso foram os pintores mais bem classificados.
A seleção inclui cerca de 100 obras: pinturas, desenhos e fotografias, principalmente da Fundació Gala-Salvador Dalí em Figueres, do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía em Madri, do Museu Dalí, de São Petersburgo, Flórida e do Brassaï Estate.
A exposição ocorre no Grimaldi Forum no Principado de Mônaco e abre todos os dias, entre as 10h e 20h. O ingresso custa € 11 para adultos e é gratuita para crianças e adolescentes até 18 anos de idade. Há visitas guiadas todas as quintas-feiras e domingos, duas vezes por dia.