Montevidéu, a bela capital do Uruguai, é uma das cidades com maior número de livrarias per capita do mundo. Pode-se dizer com certeza que há mais de 60 livrarias ativas no destino, um número bem alto levando em consideração a sua população de 1,5 milhão de habitantes.
De bairro, livros raros, primeiras edições, especializadas, de antiguidade, de edifícios históricos, com cantos gastronômicas e artísticos, com grandes jardins onde tomar um café e mergulhar em uma boa leitura; a diversidade é a marca registrada das livrarias de Montevidéu que se tornaram uma grande atração turística e admiradas por aqueles que descobrem a cidade e encontram esses tesouros.
Entre os uruguaios há uma forte tradição de leitura e escrita, e isso se reflete nos pontos de venda dedicados à atividade. Em 2017, o Uruguai foi o país da América Latina que publicou mais títulos por habitante, segundo o Centro Regional de Promoção de Livros da América Latina e Caribe da Unesco.
Com o intuito de tornar conhecida essa singularidade uruguaia, em 2017 foi criada a “Noite das Livrarias”, uma iniciativa conjunta do Centro Cultural da Espanha e do setor de livreiros que teve uma aceitação instantânea do público.
A “Noite das Livrarias” foi fixada de comum acordo na segunda sexta-feira de novembro, em que todas permanecem abertas simultaneamente até a meia-noite, oferecendo diferentes atividades para incentivar o público a consumir literatura com promoções especiais e ambientes acolhedores.
Na Escaramuza, por exemplo, uma livraria exclusiva localizada no bairro de Cordón, um dos mais efervescentes em termos de propostas gastronômicas e encontros com perfil universitário, não cabia mais ninguém no evento do ano passado. O diretor do empreendimento, Alejandro Lagazeta, atribui o sucesso ao seu compromisso de promover novas experiências culturais em torno dos livros.
Portanto, as experiências culturais em torno de livrarias em Montevidéu, estão em cada esquina e os visitantes certamente encontrarão alguma que lhe agrade.
Livraria flutuante
Em comemoração ao Dia Internacional do Livro (23 de abril), aporta na cidade até o dia 21 de abril, a maior livraria flutuante do planeta.
A Logos Hope é uma embarcação que contém uma biblioteca com mais de 5 mil livros diferentes a bordo. Pilotado pela GBA Ships – organização sem fins lucrativos com sede na Alemanha – opera embarcações que promovem programas de intercâmbio cultural, serviço comunitário e livrarias flutuantes.
Informações: logoshope.org