Bom, quem me acompanha aqui sabe que já morei na Inglaterra, na França e, hoje, estou no Canadá. Sim, eu sou uma nômade (rs). Muitas pessoas me perguntam qual destino gostei mais, os motivos, os prós e contras… Portanto, o post de hoje é dedicado à essa comparação, porém apenas entre Montreal e Lyon.
E Oxford? Quando fui para a Inglaterra, era intercambista. Então, todo o esquema era bem diferente e eu estava lá para curtir, viajar e aprender. Em Lyon – e aqui em Montreal -, eu realmente morei, paguei contas, trabalhei… Ou seja, vivi o cotidiano real de um cidadão. Por isso, acho relevante colocar essas duas cidades na análise e excluir Oxford – mas o destino inglês fica para outro post, tá? Vamos lá!
Lyon, França
Prós
- Possui uma localização incrível. Fica a 4 horas de Paris, 4 horas de Turim, 1h30 de Genebra e menos de 1h de várias outras cidades francesas ao seu redor. Além disso, para os fãs de caminhada e esqui, o Mont-Blanc fica a 2 horas de carro.
- A cidade é bem jovem. É inclusive uma das mais populares entre os estudantes e jovens adultos para iniciar seus estudos e carreiras. Por isso, em cada bairro encontramos uma dezena de restaurantes, bares, pubs e cinemas, já que o público movimenta os estabelecimentos durante o ano todo.
- Lyon respira cultura. A cidade foi palco de diversas revoluções e protestos franceses, além de possuir importante papel na economia e turismo do país. Conta com muitos museus e uma história incrível, por isso, é uma das cidades mais culturais da França.
- Não, não é Paris que possui a melhor culinária francesa. É Lyon! O destino tem inúmeros restaurantes ganhadores de estrelas Michelin e com preços bem mais acessíveis que a capital francesa.
Contras
- Para quem não fala francês fluente, a área de trabalho em Lyon é bem limitada. A cidade possui poucos cargos que demandam bilinguismo e, por isso, fica difícil encontrar um emprego. Isso bloqueia muitos imigrantes e pessoas que queiram criar uma vida por lá.
- Aprender francês é uma tarefa difícil. Não é do dia para a noite, nem vendo filmes ou séries, como muitos fazem com o inglês. É preciso dedicação, prática, paciência e uma boa escola. Esse é o maior desafio de morar em Lyon, visto que não há opção de língua, além de tentar rasgar um oui por lá, mesmo passando perrengue.
- Os franceses são muito fechados. Quem mora em Lyon por um tempo ou imigra de uma vez, logo percebe que os franceses não são nada calorosos ou amigáveis. Fazer amigos e criar laços é um processo lento. Normalmente, eles possuem amigos de infância e os carregam para sempre.
- A França é muito burocrática. A maioria dos setores são públicos, e por isso tudo leva tempo e eles ainda não adquiriram a tecnologia na rotina. O correio é o modo de envio mais usado e muitas coisas só podem ser resolvidas pessoalmente. Esse é um grande ponto negativo do país. Lembrando que tudo se torna ainda mais complicado quando se é estrangeiro.
Montreal, Canadá
Prós
- Morar em Montreal é ter uma vida muito prática. Não tem lenga-lenga. As coisas são rápidas, simples e fáceis. Mesmo a burocracia. As pessoas não perdem tempo no almoço, no trânsito, no supermercado…
- A cidade possui uma qualidade de vida altíssima. Aliás, pelo segundo ano consecutivo, o Canadá é considerado o melhor país do mundo no quesito qualidade de vida. Então nem tem o que discutir quando falamos de morar bem e ter tudo de maneira acessível, né?
- Montreal é bilíngue. A maioria dos empregos pede francês e inglês, sendo ambos fluentes ou um mais avançado do que o outro. Porém, muitas vagas só pedem francês ou inglês, facilitando muito quem quer vir para cá. As pessoas são super abertas e fazem de tudo para entender, mesmo se não falam o idioma.
- Em uma área muito boa da América do Norte, está perto de Québec, Toronto, Ottawa, Boston, Nova York… Além de possuir o mesmo fuso ou apenas 1h de diferença do horário de Brasília. A cidade é realmente privilegiada por suas opções de cidades, parques nacionais e rios ao seu redor.
Contras
- Neve e frio. Esse é o primeiro e maior contra dessa cidade. Montreal possui temperaturas baixíssimas durante o inverno: a média é -10 graus, mas pode se chegar até -30! Quem não suporta o inverno ou não está afim de se habituar, aqui não é o local ideal. Apesar da cidade oferecer estrutura com shoppings subterrâneos, não podemos negar que é frio SIM.
- O transporte em Montreal é fraco. Apesar dos ônibus, trens e metrôs funcionarem super bem, algumas áreas da cidade não tem acesso a alguns deles, sendo muito difícil se locomover. Portanto, todo cuidado é pouco ao encontrar um apartamento longe do metrô ou linha de ônibus de fácil acesso. Lembrando que no inverno, tudo é ainda pior.
- Apesar de possui uma boa localização, o tempo de viagem entre uma cidade e outra é grande. Não é como na Europa que em 2 horas você cruza uma fronteira e está em outro país… O Canadá, por ser um país continental, é muito grande e as viagens ficam cada vez mais difíceis de serem feitas por conta do tempo de locomoção. Entretanto, as companhias aéreas canadenses fazem muitas promoções de bilhetes.
- Na França, o pacote de internet, televisão e celular custava super barato. Eu e meu marido pagávamos 55 euros (cerca de 80 dólares canadenses) em 2 celulares com internet e ligações ilimitadas + 200 canais de televisão + telefone fixo + Wi-Fi 100 mega ilimitado. Aqui, nós pagamos 200 dólares canadenses para 2 celulares com internet 6 gigas cada um com ligações ilimitadas + Wi-Fi 120 mega ilimitado + 30 canais de televisão. É bem mais caro e com menos recursos.
Conclusão: qual a minha cidade favorita?
Foi incrível morar em Lyon. Aprendi e viajei muito e tenho lembranças incríveis de lá. Mas… Montreal tem o meu coração! Completo esta semana 6 meses de muita felicidade, amor e uma boa relação com a cidade. Sem dúvida, a melhor escolha da minha vida. Como sou uma nômade (rs), posso até vir a mudar no futuro. Só que, por enquanto, fico por aqui, que foi onde eu e meu coração se encontraram.
Gostaram da comparação, pessoal?
Semana que vem, estarei viajando (ainda não conto o destino, pois é surpresa!), mas na volta, trarei todas as novidades da minha viagem. 😉
See you soon!
Bisous,