Que tal ver Marilyn Monroe se concentrando no set de Os Desajustados? E James Dean, gravando no planetário do filme Juventude Transviada? Esses e muitos outros flagras dos bastidores de Hollywood estão expostos na mostra inédita Magnum no Cinema.
São 80 imagens de 11 filmes que marcaram a história do cinema mundial, registradas pelas lentes dos fotógrafos de uma das mais importantes agências de fotografia. A exposição, que tem curadoria de João Kulcsár, fica em cartaz na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp até 2 de abril, das 10h às 20h, com entrada gratuita.
As 80 fotografias convidam o visitante a mergulhar nos sets de filmes como Juventude Transviada (1955), O Pecado Mora ao Lado (1955), De Repente, no Último Verão (1959), A Morte de um Caixeiro-Viajante (1985), O Processo (1962), O Planeta dos Macacos (1968) e Luzes da Ribalta (1952), para ver muito além dos personagens já conhecidos e amados, interpretados por estrelas como Marilyn Monroe, James Dean, Charlie Chaplin, Elizabeth Taylor, John Wayne, Clark Gable, Gregory Peck, Romy Schneider, Buster Keaton, Dustin Hoffman, John Malkovich, e outros.
Um dos grandes exemplos desse trabalho se tornou um dos maiores ícones imagéticos da história do cinema: em O pecado mora ao lado, de 1955, Elliott Erwitt faz uma das mais famosas fotos de Marilyn Monroe, ao clicar o exato momento em que uma corrente de ar do metrô levanta seu vestido branco.
Serviço
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô; São Paulo (SP)
Informações: sesisp.org.br/cultura
Fotos: Everton Amaro/Divulgação