A MSC Cruzeiros anunciou recentemente que a data de abertura da Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, está marcada para 5 de dezembro de 2019. O desenvolvimento da Ocean Cay tem sido um projeto de vários anos em que a MSC Cruzeiros trabalhou para transformar o que antes era um local industrial de extração de areia, em um destino tropical deslumbrante, incluindo a transformação das águas ao redor em uma reserva marinha florescente.
Este é um projeto extremamente complexo, pois a MSC Cruzeiros se comprometeu totalmente a desenvolver o destino da maneira mais ecológica e sustentável possível. Ao mesmo tempo, embora a empresa tivesse previsto que a ilha estaria pronta para receber hóspede em meados de novembro, conforme chegou os estágios finais de preparação da ilha para sua abertura, algumas condições climáticas adversas e alguns desafios operacionais de última hora atrasaram a conclusão da ilha.
Primeiro, apesar do furacão Dorian e da desmobilização de 600 trabalhadores, a companhia tomou medidas para permanecer no caminho e entregar o projeto no prazo. No entanto, nas semanas seguintes, outras condições climáticas adversas, como ventos e ondas fortes, causaram vários dias de interrupções e criaram atrasos adicionais. Isso incluiu o mau tempo no início de novembro, que exigiu que parte de uma das praias fosse reforçada.
Em segundo lugar, problemas de última hora com o nivelamento de areia em certas áreas da ilha, a conclusão do segundo quebra-mar e os aspectos paisagísticos, totalmente alinhados com os elevados critérios ambientais da companhia, criaram outras questões operacionais e que poderiam afetar a experiência do hóspede.
O trabalho na ilha é um processo contínuo e o compromisso da empresa de proteger, restaurar e conservar essa ilha faz parte de um esforço multifásico. Nos próximos meses, a MSC Cruzeiros também introduzirá um Centro de Conservação e um viveiro de corais na ilha, que servirá como base ativa para a educação e pesquisa sobre corais.
Quando os hóspedes começarem a chegar na Ocean Cay, serão recebidos por inúmeras vistas panorâmicas das águas azuis cristalinas e algumas das praias de areia branca mais preservadas. Do início da manhã até o final da noite, eles terão tempo de sobra para absorver o espírito das Bahamas e aproveitar o dia como desejarem, sem interrupções, nas excursões ou nas atividades de descoberta na praia e no oceano, além opções de refeição já inclusas e bares disponíveis.
Os navios da MSC Cruzeiros que estavam programados para visitarem a ilha antes de 5 de dezembro de 2019 serão redirecionados para destinos alternativos do Caribe ou adicionarão à sua programação um dia em alto-mar. Os hóspedes serão compensados pela escala não realizada na Ocean Cay.