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Mudança no Canadá: Top 5 dicas importantes

Oi pessoal, tudo bem? Como prometido no último post, hoje vou falar sobre minha mudança aqui no Canadá e dar dicas importantes sobre o processo. Mas, antes, apenas um rápido contexto: eu e meu marido morávamos em um apartamento desde abril de 2017. Em agosto de 2019, decidimos nos mudar para uma casa, em outra cidade (Brossard, pertinho da ilha de Montreal).

Desde então, a vida tem sido uma loucura, ainda mais que resolvemos basicamente tudo sozinhos. Muita gente nos pergunta como demos conta e a resposta é: organização. Portanto, este post de hoje é uma lista com pontos importantes sobre o assunto. 😉

1. Não esqueça de calcular todas as taxas e contas! Quando a gente se muda, temos toda a empolgação da casa nova e, às vezes, esquecemos que tudo será diferente − inclusive as contas. É muito importante programa-las – não só as municipais, estaduais e federais, mas também as de casa. Exemplo: antes eu não pagava água quente, pois já estava incluso nas contas do condomínio; hoje tenho que pagar CAD$ 22 por mês. Às vezes a diferença é pouca, às vezes muita… Antes de se mudar, coloque esses novos gastos na planilha e veja o que/como fazer para se adaptar.

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2. Além das contas, é crucial não esquecer de dar o aviso prévio do seu apartamento. Essa dica só se aplica caso você alugue um imóvel, pois o seu zelador/proprietário precisa de um tempo para encontrar outro locatário. Se eu não me engano (isso depende de cada província), em Quebec, precisa dar aviso prévio de ao menos 30 dias. Se você ainda tem um contrato válido, dá para o repassar para outra pessoa, mas o zelador precisa aprovar os novos moradores. Não é complicado, mas é algo que você precisa fazer. Além disso, verifique seu contrato e veja se não há nenhuma cláusula do tipo “o apartamento precisa ser encontrado do jeito que foi entregue”.

3. Deu o aviso prévio e calculou as contas? Hora de agendar a mudança. Quando assinei as contas no banco, em agosto, eu já programei tudo: caminhão, caixas, tempo… No fim, muita coisa deu errado, mas estava tudo programado. No Canadá, você não precisa contratar empresa de mudança, se não quiser. Você pode alugar um caminhão e dirigir sozinho com a carteira de motorista para carros mesmo.

Há a empresa Discount e U-Haul, ambas com o mesmo serviço. Você também pode alugar materiais, como protetor de colchão, carrinhos para caixas, etc. Minha recomendação é reservar com antecedência para não correr riscos de não ter o que deseja. Caso você queira fazer tudo com uma empresa de mudança, não esqueça de planejar o horário certinho do serviço, já que a cobranças é feita por hora.

4. Vá procurando caixas! Metade das minhas foram doação e a outra metade comprei por bem mais barato de alguém que tinha acabado de se mudar. Se a pessoa preserva as caixas, dá pra usar mais de 3 vezes. Depois da mudança, inclusive, doamos todas as nossas. Minha dica é procurar por caixas no Kijiji e no Marketplace no Facebook. Assim, você economiza uma graninha.

5. Planeje as mudanças de endereço. Minha sugestão é ir fazendo uma lista de serviços, lojas, bancos e tudo que possa chegar pelos Correios e ir programando a mudança. Uma outra opção também é pagar para  que eles desviem todas as cartas.

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É mais desafiador mudar em outro país do que no Brasil? Bom, eu acho que aqui é mais fácil no quesito de que a gente tem mais liberdade pra “fazer nós mesmos”. Por outro lado, falta ajuda de família e amigos, ainda mais dependendo do dia que você mudar − no meu caso, foi em uma sexta-feira, ou seja, todo mundo estava trabalhando. Resultado: eu e meu marido tivemos que lidar com tudo sozinhos.

É isso pessoal, até a próxima! 🙂 

Foto do destaque:  © FREEIMAGES
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