Ícone do site Travelpedia

Mukul Beach, Golf & Spa: resort com luxo, aventura e esportes na Nicarágua

Aberto em 2013, o Mukul Beach, Golf & Spa é um resort de luxo de 37 suítes na Costa Esmeralda da Nicarágua, na América Central. O Mukul, que significa segredo na língua Maya, se estende por mais de 6 quilômetros na praia particular de Guacalito de la Isla, em uma área de 675 hectares.

O resort está localizado em meio a uma reserva natural protegida, com mais de 11 quilômetros de trilhas para trekking ou mountain bike. Os Aventura Rangers, os concierges das atividades na natureza, conhecem a flora e fauna local (macaquinhos, iguanas, pássaros tropicais e até bicho-preguiça) e sugerem experiências como observação de tartarugas (as da espécie oliva são comuns ali), entre outras.

Acomodações

Beach Villas – São 12 villas de 46 m² até 80 m², com piscina privativa – de um e dois quartos. Estas últimas com cozinha e sala grande, ideais para famílias. Elas são rústicas e com paredes de pedra, chuveiro externo, sauna e todas cercadas de jardins tropicais.

Bohios – Os 23 Bohios, de 58 m² cada, se posicionam no alto da colina, a 90 metros acima da Playa Manzanillo, garantindo vistas para o horizonte azul das águas. Vistos ali no alto e construídos de madeira reciclada, parecem casas da árvores luxuosas que se abrem para um deque com piscina privativa. Os banheiros de mármore nicaraguense trazem chuveiros duplos também com direito à vista para o mar.

Completam ainda infraestrutura do Mukul um spa que abriga seis salas de tratamento; campo de golfe de 18 buracos oficial da PGA, assinado pelo famoso arquiteto escocês David MacLay Kidd; duas quadras de tênis; Beach Club e Kids Club.

Paraíso do surfe

Como se sabe, as ondas da América Central fazem desta região do mundo uma meca para surfistas e amantes deste esporte. Com mais de 17 surf breaks impressionantes, a 40 minutos de carro do hotel, o Mukul também se posiciona como um destino de surfe.

Ali mesmo de frente para o beach club do hotel, o point Manzanillo traz uma onda que se quebra de esquerda que faz a festa dos praticantes e novatos. Uma agência-escola oferece aulas de surfe e até os chamados “surfaris” (safári de surfe) para os mais experientes que desejam descobrir outros points da costa. Eles têm cursos de até 10 níveis e excelentes pranchas, longboards e SUPs para aluguel.

Ao longo dos 6 quilômetros da praia particular do hotel há, também, ótimos pontos de mergulho e snorkel e a pequenina Anciana Island, com abundante vida marinha, peixes coloridos e lindos corais. Em breve, o Mukul também lançará um programa de observação de baleias.

Para excursões de pesca, o Mukul dispõe para locação seu yacht particular “Spirit of Mukul”, de quase 10 metros. Inclui equipamentos de pesca, radio, radares, drinques, snacks e um capitão a bordo. A grande variedade de peixes disponíveis depende da época e inclui cavala, mahi-mahi, linguado vermelho, peixe-galo, entre outros. O marlin e o atum de rabo amarelo são mais frequentes em profundidades maiores. A “pesca do dia” pode ser levada direto para o chef do Mukul prepará-la, com todo o frescor, em uma saborosa receita.

Explorando a Nicarágua

Na Nicarágua de muitos lagos e vulcões, os hóspedes do Mukul são encorajados a desbravar o país, além das fronteiras do hotel. A equipe de concierge pode agendar passeios para os principais atrações nicaraguenses, como para a cidade colonial de Granada, que inclui visitas a ateliês de cerâmica locais que usam a argila do vulcão Masaya para criar objetos e utensílios únicos. Para quem desejar pernoitar na cidade, a família Pellas, dona do resort,  dispõe de sua mansão colonial para receber hóspedes.

Experimente um voos de helicóptero pela costa e para o vulcão Cerro Negro com direito a sobrevoo pela cratera que expele cinzas. Ou um day trip de avião fluvial às ilhas Solentiname no Lago Nicaragua para conhecer a comunidade de artistas que preservam a pintura primitiva feita a óleo e entalhes na madeira.

Há, ainda, passeios para o Engenho San Antonio, o lendário moinho de açúcar e destilaria da família Pellas, onde o famoso rum Flor de Caña é produzido, seguido de almoço na casa grande da plantação de cana. Outra propriedade da família é o lodge para pesca fluvial no Rio San Juan, também aberta para pernoites.

Informaçõesmukulresort.com

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile