Os números oficiais, divulgados nesta semana pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), não deixam dúvidas: a comercialização do seguro viagem cresceu 22,62% no país no último ano, alcançando R$ 515,30 milhões. No mesmo período em 2016, o valor foi de R$ 420,23 milhões. E neste cenário, destaque para as mulheres, que despontam como parte importante nessa fatia.
Entre todos os vouchers emitidos pela Affinity Seguro, no último ano, por exemplo, a maioria, cerca de 56%, foram para mulheres, contra 44% para passageiros do sexo masculino. “A quantidade de mulheres que viaja com frequência vem aumentando nos últimos anos. Infelizmente, problemas como insegurança, impedem que esse número seja ainda maior. Essa é uma realidade que, aos poucos, vem se transformando, e o fato das mulheres serem maioria na aquisição do seguro viagem já um fator importante”, avalia o diretor geral da Affinity, José Carlos de Menezes.
Uma pesquisa realizada com 5 mil mulheres, pelo aplicativo de viagens Voopter, revelou que 41,2% das mulheres viajam ao menos uma vez por ano; 35,3% viajam cerca de três vezes nesse mesmo período, e 15,4% superam quatro viagens em 12 meses. O mesmo estudo aponta que 54,2% das mulheres já viajaram sozinhas; 37,3% ainda não tiveram essa experiência, mas gostariam de ter.
O seguro de pessoas, que inclui seguros de vida, de acidentes pessoais, viagem, educacional, entre outras modalidades de proteção, cresceu em 2017, alcançando R$ 34,53 bilhões em prêmios, resultado 10,90% superior na comparação com os R$ 31,13 bilhões registrados em 2016.