Em uma parede de 100 metros quadrados da Clínica Oncomed Oncologia, o mural Vitória de Eduardo Kobra mostra uma mulher com o braço erguido, como quem festeja ter vencido a luta contra o câncer. Foi a primeira obra do conhecido artista urbano em Niterói, no Rio de Janeiro. E mais uma vez relacionada à temática da Saúde.
“É uma clínica especializada em radioterapia. Antes de fazer o trabalho, acompanhei muitas pessoas que fazem tratamento intensivo. É um ambiente de muita esperança e fé. Achei que essa era uma imagem impactante para motivar as pessoas a seguirem com a esperança na cura”, revela Kobra.
“Na camisa dela podemos ver pequenos laços relacionados a muitos tipos de câncer e outras enfermidades difíceis, que também são cuidadas com dedicação e amor por toda a equipe que conheci na clínica, bem como médicos, enfermeiros e demais profissionais da Saúde ao redor do Brasil e do mundo”, acrescentou o muralista.
Iluminação vai realçar ainda mais o mural
Em dezembro, o mural Vitória de Eduardo Kobra receberá iluminação, embelezando também as noites de Niterói. Assim, segundo o oncologista clínico, Alexandre Coury, Kobra foi o artista perfeito para fazer o painel.
“Justamente pela sua dimensão humana, ligada a tantas causas sociais, ambientais e da saúde que ele tem no conjunto de sua obra. A arte esculpida na parede lateral alcançará milhares de pessoas, que se sentirão mais fortalecidas e, ao mesmo tempo, homenageadas ao atravessarem suas jornadas de incertezas e batalhas silenciosas”, disse o fundador e diretor médico da Oncomed Oncologia.
Enfim, Eduardo Kobra vive um momento de intensa produção artística. Nesse sentido, após ter recusado ou cancelado, 39 convites internacionais durante a pandemia. Nesse ínterim se dedicou quase que exclusivamente a murais relacionados à Saúde. Atualmente, o artista tem cerca de três mil murais, em 35 países e em diversas cidades e estados do Brasil.