O artista brasileiro Eduardo Kobra continua espalhando suas obras mundo fora. Hoje, dia 16, ele entregou, em Chicago (EUA), um imenso mural com a imagem de Muddy Water, o “Pai do Chicago Blues”, cujo centenário foi celebrado em 2015. Com 20m de largura por 40m de altura, o mural está em uma área nobre (17 N State Street), próximo ao Chicago Theatre e à Harold Washington Library Center, dois ícones da cidade.
Kobra foi convidado para ir a Chicago pelo Columbia College, uma das universidades mais importantes na área de Arte dos EUA. Ao chegar na cidade viveu um grande desafio. O prédio inicialmente planejado com uma parede de 10m de largura por 20m de altura, foi vetado por técnicos de segurança, porque a antiga parede poderia não resistir ao peso do balancinho. O projeto foi alterado e direcionado para um outro prédio, com o dobro do tamanho para a pintura do mural. O artista que fez uma ampla pesquisa sobre Muddy Waters – considerado um dos grandes guitarristas da história -, iniciou novos estudos e visitou museus de blues e bibliotecas em Chicago. Além disso, ouviu apresentações de blues, feitas especialmente para ele e equipe. Depois de tudo isso, planejou uma nova arte.
No início de junho, Kobra viaja para fazer uma pintura em 3D, em Tóquio (Japão). Depois, fará uma grande intervenção no Rio de Janeiro, próxima ao Museu do Amanhã, que deve ficar pronta antes do início dos Jogos Olímpicos. E, no início de agosto, segue para Cincinnati (EUA) para uma nova pintura.
Foto: Arquivo pessoal/ Eduardo Kobra