O Museu Afro Brasil comemora o aniversário da cidade de São Paulo com duas exposições. “Visões de um poema sujo” revisita a obra de Ferreira Gullar (falecido no último dia 4/12), através de imagens do fotógrafo Marcio Vasconcellos em livro e exposição de mesmo nome e curadoria de Diógenes Moura. A programação cultural também inclui a inauguração da mostra “Movimento Constante – esculturas de Paulo Otávio”. Elas ficam em cartaz até 26 de março.
Visões de um poema sujo
Atual, mesmo quatro décadas depois, o Poema Sujo escrito por Ferreira Gullar durante exílio na Argentina, foi recentemente reeditado e agora é também revisitado em forma inédita: a fotografia. De São Luis, como o escritor, o fotógrafo Márcio Vasconcellos se debruçou durante meses sobre a obra com o objetivo de reinventar, pela fotografia, os locais, pessoas e sensações descritas num momento tão importante da história do país.
O projeto, já premiado em 2014 com o Marc Ferrez de Fotografia, ganhou novas imagens, textos de Diógenes Moura e Celso Borges. A publicação, pela editora Vento Leste, Visões de um Poema Sujo, tem 95 imagens coloridas e será lançado dia 25, com a exposição de mesmo nome, que contará com 80 obras.
Movimento Constante– esculturas de Paulo Otávio
A partir de sua experiência como designer gráfico – que, a princípio, trabalha com linhas, formas e equilíbrio no plano bidimensional – o artista paulistano Paulo Otávio passa à tridimensionalidade, explorando as formas fundamentais encontradas na natureza e no cotidiano universal, nas 22 esculturas que compõem a mostra Movimento Constante – esculturas de Paulo Otávio.
Na série que chega ao Museu Afro Brasil, o artista trabalha a partir do círculo – a forma primordial do todo – e potencializa linhas e volumes. O trabalho com poética própria, traz também a herança do construtivismo russo e do neoconcreto brasileiro – movimentos que também se relacionam com o design gráfico. Nas peças mais recentes a essência da forma pura se apresenta em suaves e precisos volumes.
Serviço
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n; Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3320-8900
Informações: museuafrobrasil.org.br
Foto: Divulgação