O Museu Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto (SP), realiza ao longo do mês ações educativas virtuais e gratuitas. Até o dia 22 de maio, a instituição apresenta atividades culturais em parceria com o Museu da Cana, em Pontal (SP). O objetivo do encontro entre equipamentos é comemorar o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18.
Desde o último sábado (8), as redes sociais dos museus iniciaram uma série de exibições de depoimentos com temas voltados à memória de espaços culturais, além de retratarem conceitos sobre o passado, o presente e o imaginário em relação ao futuro dos museus. A realização faz parte da ação “Reimaginando Memórias”, uma das propostas desenvolvidas para a 19ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Além disso, de 11 a 14, apresentam, também, o projeto “Reimaginando o Acervo”. Ele conta detalhes sobre peças e partes dos ambientes expostos nos museus, a fim de mostrar a preservação e as suas relações estéticas e históricas.
As atividades programadas para 19ª Semana Nacional dos Museus fazem parte das ações aprovadas nos Planos Anuais do Instituto Casa da Memória Italiana e do Instituto Cultural Engenho Central, aprovados pela Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.
Vale lembrar que o Museu Casa da Memória Italiana está aberto, seguindo todos os protocolos e procedimentos de segurança exigidos pelo Governo Estadual. Devido à fase transição do Plano SP, em que podem acontecer atividades culturais com ocupação reduzida a 25%, a visitação está sendo realizada por meio de agendamento no site.
A Casa da Memória Italiana fica na Rua Tibiriçá, 776, no centro de Ribeirão Preto. O local preserva a história da imigração italiana por meio de uma estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original da década de 1920.