O estudo e a preservação das obras do artista no imóvel que outrora foi sua residência são pilares de atuação do museu. Desta forma, a instituição recebe o artista, pesquisador e professor em artes plásticas e história Percival Tirapeli para abordar a arte sacra nas pinturas de Portinari. O encontro ocorre hoje, dia 5/12, às 19h, na instituição cultural. O palestrante é mestre e doutor em Artes pela ECA/USP e professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp/São Paulo.
Ainda no campo de conservação e pesquisa, na próxima quarta-feira, dia 12/12, às 19h, a equipe do museu, o restaurador/conservador Júlio Moraes e a pesquisadora do Instituto de Física da USP, Márcia Rizutto, se reúnem para uma conversa sobre o processo de restauro feito no passado, há 4 anos, mas também do futuro do acervo, que tem um acompanhamento minucioso e pesquisas frequentes que auxiliam no entendimento da criação artística de Portinari, desde a composição das tintas, até o modo de aplicação usado por ele, sempre buscando novas perspectivas para a coleção;
Entre as ações comemorativas está a apresentação do quinteto de cordas da Sinfônica de Ribeirão Preto neste domingo, dia 09/12, às 20h, marcando o lançamento das atividades previstas para o mês, entre elas a mostra “A Poesia de Portinari” e a campanha “ACAM Portinari: 10 anos na Gestão da Cultura Paulista”.
A exposição “A Poesia de Portinari” fica em cartaz até março de 2019 e propõe a comemoração dos 115 anos de Candido Portinari mantendo vivas a sua memória e obra, estimulando as pessoas a conhecerem a sua poesia, levando-a para diferentes espaços públicos da cidade. Os materiais ficarão disponíveis para visitação ao ar livre na Praça Candido Portinari e Rua Floriano Peixoto até a Praça Martin Moreira, ambas no Centro, e na Praça da Rua Armando Santos, na Vila Nossa Senhora das Graças.
No dia 28/12 (sexta-feira), às 19h30, será realizado o tradicional Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra que, neste ano, traz a temática “Festa do Interior”. A imagem do interior promissor, simples, pacato e cheio de vida, que comprovadamente inspirou as melhores obras de Candido Portinari, e que vem acompanhando desde o início do século passado a expansão do segmento musical sertanejo no Brasil.
As intervenções artísticas serão apresentadas a partir de 30/12 (domingo). O Museu convidou os artistas plásticos locais Antônio Ailton Rufato, Edson Manuel Ribeiro, Ézio Marcola, Laudimar Piovani, Luciana Balbino Albiere, Rafael Mandú e Rita de Cássia Luciano para realizarem intervenções e instalação artísticas em diversos espaços da cidade, valorizando e potencializando a dimensão social da arte.