O Museu da Energia de São Paulo (MESP) completa 17 anos em junho e preparou uma programação recheada de atrações gratuitas. A comemoração inclui atividade de Experimentoteca, dia 11, oficina A Energia dos Foguetes!, dia 18, e a visita temática Dia do Imigrante, dia 25. O Museu, administrado pela Fundação Energia e Saneamento, fica nos Campos Elíseos, na cidade de São Paulo, e oferece vasto material de pesquisa, além de promover diversas ações abertas à comunidade.
“São 17 anos de uma linda história sobre São Paulo, apresentando um rico acervo de interesse público que mostra a evolução dos sistemas de energia há um século e meio. É uma evolução que está diretamente relacionada às mudanças econômicas e sociais da população. Um passeio imperdível pelos caminhos do nosso desenvolvimento”, afirma a diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento, Rita Martins.
Inaugurado em 11 de junho de 2005, o MESP é aberto à comunidade. O edifício-sede já é uma atração. Construído entre 1890 e 1894 no então mais sofisticado bairro da capital paulista, para servir de moradia a Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.
Acervo do Museu da Energia do São Paulo
O MESP abriga acervo sobre a história da energia, a energia e a industrialização, e a energia em São Paulo. Suas salas oferecem equipamentos interativos e atividades como jogos e filmes. Visitantes de todas as idades possam integrar experiências científicas, refletir sobre a energia e seu futuro. O Museu conta ainda a história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos.
Desde a instalação da companhia de energia Light, em 1899, o rico acervo cria uma linha do tempo para exibir os marcos do setor energético do estado de São Paulo, como usinas hidrelétricas, bondes elétricos e iluminação pública, que influenciaram diversas áreas e trouxeram adaptações para a arquitetura da cidade.
Duas salas do MESP apresentam uma comparação do passado e do presente dentro das residências, com um acervo de eletrodomésticos como luminárias, ferros de passar roupa, fogões e máquinas de lavar, antigos e novos, que mostram os caminhos da modernização.
O Museu também apresenta o histórico da energia eólica e guarda hélices das pás do engenheiro Catullo Branco, parte dos experimentos que ele fazia na década de 1930 no Brasil. No andar térreo fica exposta uma relíquia do Teatro Municipal de São Paulo, o primeiro eletrificado do município, modelos em madeira utilizados para a fundição em ferro e bronze dos postes ornamentais da escadaria do teatro
Além do acervo, as instalações expositivas são um grande destaque, como a sala Espaço das Águas, que reúne vídeos, gráficos, textos e um totem sobre a distribuição de água no estado de São Paulo, com a evolução dos processos até o momento em que a água chega às casas das pessoas e um mapa que mostra como é feito o fornecimento atualmente. Também promove atividades lúdicas e experimentações.
Experimentoteca – A atividade, no dia 11, às 10h30, instiga a curiosidade das crianças sobre a importância da pluralidade na ciência através de experimentos. Serão realizadas oficinas de experimentos de física, experimentos com materiais simples, bússola caseira, pilha com batatas, lançamento de foguetes, entre outras atividades, todas acompanhadas por educadores e estagiários. Os experimentos promovem atividades lúdicas e práticas, ensinando diversos conteúdos relacionados às temáticas abordadas pelo museu.
A Energia dos Foguetes! – Os participantes vão aprender a construir e lançar foguetes na área externa do museu, no dia 18, às 10h30, usando materiais como cartolina e garrafas pet. A atividade apresenta na prática conceitos científicos como pressão, Leis de Newton e energia.
A oficina vai acontecer em duas etapas. Na primeira, os participantes vão construir foguetes usando materiais conforme a idade. Depois disso, os foguetes serão lançados utilizando o ar como propulsor. A atividade trabalha de forma lúdica conceitos de física.
Dia do Imigrante – A visita temática, no dia 25, às 10h30, convida a conhecer a imigração no Brasil, que acontece até os dias atuais. Os participantes vão passear por diferentes espaços do museu entre fotos e marcos históricos da imigração. Poderão conferir os processos e como eles estão relacionados com o crescimento e urbanização da cidade de São Paulo e do Brasil. Além de celebrar o mês de aniversário do MESP, a atividade comemora o Dia do Imigrante, em 26 de junho.
Serviço
Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Avenida Cleveland, 601 – Campos Elíseos, São Paulo
Informações: tel. (11) 3224-1489.