Ícone do site Travelpedia

Museu da Lâmpada é atração para adultos e crianças em São Paulo

O Museu da Lâmpada, inaugurado em 2012, na zona sul de São Paulo, tem como  destaque o amplo laboratório luminotécnico, um espaço totalmente interativo que trata de maneira lúdica a história e evolução das lâmpadas. Um outro setor é dedicado à iluminação cênica, onde é possível viajar pelo tempo e conhecer os diversos tipos de lâmpadas e refletores utilizados no cinema, tv e no teatro.

O museu relata a história da iluminação e da lâmpada, desde a pré história, retratando a necessidade do ser humano e sua evolução. Em seu acervo encontram-se vários modelos de lâmpadas, desde as mais antigas até as mais modernas. Ele foi idealizado para ser um lugar que agrega conhecimento através de uma grande coleção histórica. No local também está reproduzida uma maquina fotográfica antiga, estilo lambe-lambe, para que os visitantes possam ser fotografados ao lado de uma imagem de Thomas Edison.

Entre as atrações o visitante poderá assistir um documentário sobre a vida do inventor e sua criação, oficinas de artesanato com lâmpadas e atividades ligadas a evolução, sustentabilidade e economia de energia. Além das atividades, o visitante poderá fazer um tour pelo salão principal que mostra a evolução da lâmpada desde a época do fogo até as usadas atualmente, além de conhecer uma réplica do ambiente de trabalho de Thomas Edison. Nessa atração as pessoas podem visitar e apreciar os instrumentos e invenções (destaque para o cinetoscópio) desse visionário gênio da ciência moderna.

O inventor foi responsável pelo registro de mais de 2 mil patentes ao longo de sua vida e foi consagrado pela criação da lâmpada incandescente. Numa grande sala, o público pode ver modelos originais e réplicas fiéis de lâmpadas das décadas de 1920 e 1930. A mais antiga em exposição é de 1900.

Serviço

Endereço: Av. João Pedro Cardoso, 574- Aeroporto – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2898-9358
Horário: segunda a sexta, das 08h às 18h.

Fotos: Eduardo Zocchi/Divulgação

Sair da versão mobile