A abertura do Museu das Ilusões no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP), está chegando. Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, já é sucesso na Europa e nos Estados Unidos.
O galpão-oficina, onde são confeccionadas as peças de ilusão ótica, também está instalado na cidade e emprega diversos profissionais da área cultural, cenografia e artes visuais. Muitos deles estavam desempregados por causa da pandemia e conseguiram no museu uma nova recolocação.
Entre o período de estreia do projeto e seu retorno a Campinas, o acervo cresceu substancialmente e retorna com muitas novidades. Nestes três anos de crescimento surpreendente, dois deles atravessaram a pandemia de Covid-19 e mesmo assim a ideia criativa ganhou força e expandiu. Uma história positiva que merece ser contada.
Museu das Ilusões na capital paulista
Na capital paulista uma unidade do Museu das Ilusões está funcionando no 3º piso do Shopping Eldorado, junto à praça de alimentação. Instalado em um espaço amplo, o museu tem 12 ambientes separados, distribuídos em mais de 1,3 mil metros quadrados de exposição, com peças distantes uma das outras, onde é possível caminhar sem aglomeração e curtir a programação em grupos de forma segura e seguindo os protocolos.
Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica, interativa e divertida, o museu traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.
A atração é uma ótima pedida, com espaços instagramáveis, ambientes incríveis para fotografar e filmar e situações que parecem impossíveis. Indicado também para escolas e estudos do meio. A exposição é antes de tudo um passeio divertido pela ciência para brincar com a mente.