Ícone do site Travelpedia

Aniversário do Museu do Amanhã com gratuidade no domingo (16)

No ano em que foi premiado com o Leading Culture Destinations Awards 2018 – LCD Awards, na categoria “Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de Soft Power”, um reconhecimento mundial, o Museu do Amanhã também ultrapassou a marca de 3 milhões de visitantes – no acumulado supera 3,2 milhões de pessoas. Nesses 3 anos de operação, a instituição carioca que nasceu como símbolo da revitalização da região portuária celebra conquistas e mostra que está construindo uma história de sucesso, com muito empenho e dedicação.

Para comemorar, o Museu do Amanhã planejou programação especial para este final de semana (15 e 16/12) que destaca uma data emblemática: os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). E no domingo (16), a entrada será gratuita para todos. A programação contará com exposição de estandartes confeccionados por alunos de escolas da região portuária, com releituras dos 30 artigos da DUDH, além de diversas apresentações culturais.

Perspectivas para 2019

Neste terceiro ano de operação, os números do Museu do Amanhã continuam a impressionar. Apenas em 2018, mais de 720 mil pessoas estiveram na instituição – sendo 28 mil estudantes em visitas educativas mediadas. Destes, 79% dos visitantes afirmaram que pretendem mudar hábitos relacionados às questões ambientais; 49% do público é formado por pessoas que não são frequentadoras habituais de instituições culturais e 11% nunca tinham ido a um museu antes.

Para garantir que o conteúdo explorado na Exposição Principal esteja sempre atualizado, foram realizadas mais de 140 atualizações este ano. Desde a abertura, somam-se mais de 450 atualizações no total. Uma das novidades foi a nova tecnologia instalada no Portal Cósmico, primeira experiência da mostra, que agora conta com uma projeção ainda mais real para o público, utilizando projetores de vídeo da tecnologia laser fósforo, que garante qualidade de imagem dez vezes superior. Até então eram utilizados projetores com lâmpadas.

O Museu do Amanhã realizou cerca de 60 atividades baseadas em três diretrizes principais: Águas e Oceanos, Alimentação e Brasil. A partir de seus pilares éticos – sustentabilidade e convivência –, os temas definidos para 2019 são: Alimentação, Exploração Espacial, 50 Anos da Internet, Felicidade e Convivência. Além disso, “Alimentação” permanecerá como foco e ganhará uma grande exposição.

Programação de Aniversário

15/12 (sábado)
10h30 | Clube de Leitura | Observatório
Edição especial com abordagem sobre “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s. Há 21 anos, o principal grupo de rap do Brasil lançava o disco brasileiro mais importante do gênero. Mais de duas décadas depois, a obra acaba de ser publicada pela Companhia das Letras.

14h | Coral Uma Só Voz | Átrio
Encerramento das atividades do ano com apresentação especial do Coral Uma Só Voz. O grupo que ensaia semanalmente no Museu é formado por 35 pessoas em situação de rua. Com financiamento do Programa de Amigos do Amanhã – NOZ, o projeto busca resgatar a dignidade e a autoestima dos participantes através de aulas de teatro e canto.

15h | Batalha de Slam | Átrio
O Slam é uma forma de competição de poesia vibrante e que faz parte da programação da Festa Literária das Periferias desde 2014. O gênero tem-se multiplicado pelas periferias do Rio e trazido à tona uma juventude empoderada, poética, política e que tem muito a dizer sobre o nosso tempo. Poemas serão executados por duplas, e público escolherá o campeão.

16/12 (domingo)
11h | Os Tapetes Contadores de Histórias – Temos voz, sim! | Terreiro
As crianças poderão se encantar com histórias de bichos e pessoas que resgatam e valorizam a sua liberdade, o convívio em paz e em comunidade. São belos e coloridos tapetes criados no Brasil e na França, cheios de detalhes, bolsos e surpresas, e que servem de cenário a fábulas e contos. Para crianças a partir de 4 anos.

15h | Galpão Aplauso | Átrio
Intervenção artística convida o público a refletir, de forma lúdica e teatral, sobre artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, contextualizando-os para os dias atuais.

17h | Cortejo com Estandartes | Átrio
Com intuito de aprimorar o conhecimento das crianças da região portuária, os alunos das escolas Padre Francisco da Motta, Vicente Licínio, Benjamin Constant e Fundação Darcy Vargas foram convidados para confeccionar estandartes sobre os 30 artigos da DUDH. Para finalizar, será realizado um cortejo, em que estudantes e público poderão interagir. Os estandartes ficarão expostos no Átrio do Museu durante uma semana.

Foto: Bernard Lessa
Sair da versão mobile