Ícone do site Travelpedia

Museu do Futebol com programação especial para mulheres

Mês da mulher pra lá de especial no Museu do Futebol! O local preparou uma programação em homenagem a mulherada. Serão diversas atividades para promover o protagonismo feminino nos esportes ao longo de todo o mês. Aliás, os eventos para as mulheres são parte do programa Sonhar o Mundo de Direitos Humanos, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Assim sendo, a programação começa com a instalação Museu do Impedimento. Em suma, trata-se de uma versão física da experiência colaborativa digital realizada no ano passado para recolher relatos e imagens de acervos pessoais de mulheres que jogaram futebol entre 1941 e 1979. Período este em que a modalidade feminina foi oficialmente proibida no Brasil. A instalação entra em cartaz a partir de 7 de março.

Agenda movimentada

Neste final de semana de 07 e 08/03, haverá visita temática às 10h e 11h, com as educadoras do Museu. Sob o tema “As Revoluções e Evoluções da Mulher no Futebol e na Sociedade”, a ideia é gerar nos visitantes reflexões sobre os espaços conquistados pelas mulheres na sociedade e no futebol.

Já no dia 23/03, às 19h30, o Museu do Futebol e as Dibradoras destacam a trajetória das mulheres nas “Conquistas delas: Da proibição ao Protagonismo das Mulheres nos Jogos Olímpicos”. Participam do bate-papo atletas que defenderam o Brasil em edições olímpicas. Sendo elas a boxeadora Adriana Araújo (medalhista de bronze na Olimpíada de Londres, em 2012) e a ex-nadadora Joanna Maranhão (quinto lugar na prova dos 400m medley na Olimpíada de Atenas, em 2004). A professora Katia Rubio será mediadora da mesa.

Três dias depois, mais uma palestra gratuita para o público. No dia 26/03, das 19h às 22h, “Gestão de Carreira de Jogadoras de Futebol”. Que reunirá profissionais que representam as diferentes empresas que formam a rede de parceria da Sow Sports. Assessoria especializada em gestão de carreira de jogadoras e técnicos de futebol que atuam na modalidade feminina.

Por fim, no dia 28/03,das 10h às 13h, o museu abre as portas de seu auditório para torcedoras, simpatizantes e amantes do esporte partilharem suas vivências nas arquibancadas. Com o intuito de compartilhar ideias e sugestões de como os estádios podem ser mais acolhedores para mulheres e famílias.

Várias outras atividades voltadas ao protagonismo feminino estão programadas ao longo de todo o mês de março. Confira a programação completa aqui.

Foto: Divulgação
Sair da versão mobile