Após o recesso de fim de ano, o Museu do Ipiranga reabre ao público no dia 10 de janeiro. Os ingressos para visitação permanecem gratuitos e poderão ser trocados por um quilo de alimento não perecível. Portanto, trata-se de uma ação contra fome em parceria com o Mesa Brasil Sesc São Paulo.
A partir de hoje, 6 de janeiro, já é possível reservar o ingresso pela internet. Além disso, o esquema permanece o mesmo: semanalmente, às sextas-feiras, 10h, são oferecidos os bilhetes para as próximas duas semanas. Porém, é recomendável o cadastro na plataforma Sympla antes do horário de abertura do lote.
No entanto, uma outra opção para quem não conseguir reservar o ingresso pela internet é retirar direto na bilheteria. A distribuição começa a ser feita às 11h30, por ordem de chegada e está sujeita a lotação. Os bilhetes são liberados a cada uma hora e a dica é comparecer ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência.
Doações de alimentos
Tanto de quem reservou pela internet quanto de quem fará a retirada presencial dos ingressos, as doações dos alimentos poderão ser realizadas diretamente no Museu do Ipiranga, em caixas dispostas ao lado da bilheteria.
Devido à grande procura pelos ingressos desde a reabertura, desta vez a prorrogação da gratuidade se estende até março de 2023. Assim, a ação contra fome retoma uma parceria que o Museu do Ipiranga já havia realizado com o Sesc em junho de 2021, durante a pandemia.
Sabe-se que a pandemia agravou a situação de insegurança alimentar da população brasileira. Nos últimos três meses, no entanto, houve uma sensível diminuição nas doações para ONGs e instituições que trabalham no combate à fome no país.
Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo
Agora, quem visitar o Museu do Ipiranga também pode contribuir para a campanha Ação Contra a Fome, através do Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo. A participação é espontânea e a falta de doação não impedirá a entrada no Museu.
O Mesa Brasil é um programa de combate à fome e ao desperdício que conecta empresas doadoras e instituições sociais. Como resultado, diariamente, as equipes fazem a coleta de doações e entregam alimentos que completam as refeições servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em suma, o objetivo é minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos.
Portanto, essa campanha que agora ganha o apoio do Museu do Ipiranga visa arrecadar alimentos não perecíveis. Ou seja, aqueles que podem ser armazenados em temperatura ambiente e consumidos até a data de validade. Por outro lado, a campanha aproveita para conscientizar a população sobre a importância da doação.
- O que doar – Alimentos não perecíveis, embalados no prazo de validade como arroz, feijão, macarrão, óleo, leite em pó, sardinha em lata, milho em lata, ervilha em lata, molho de tomate e farinha de trigo.
Por fim, os mantimentos arrecadados serão distribuídos às instituições sociais de São Paulo cadastradas e beneficiadas pelo programa. Assim, entre elas estão creches, atendimento a crianças e jovens, abrigos, centros de acolhida para pessoas em situação de rua, centros de convivência para idosos etc.
Saiba mais sobre o programa no site do Museu.
Serviço
Museu do Ipiranga – USP
Endereço: Rua dos Patriotas, nº 20 – Ipiranga – São Paulo (SP)
Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 17h (com última entrada às 16h30).
Ingressos: troque um quilo de alimento não perecível pelo ingresso. Retire on-line pelo site ou na bilheteria do Museu.
Atenção: é obrigatório o uso de máscara nas dependências do Museu
Apoio: Sympla
Foto: do destaque: Pixabay
Veja também: Museu do Ipiranga reabre mais moderno, interativo e acessível.