O Museu Oscar Niemeyer, o MON, em Curitiba, iniciou agosto com duas novas exposições. “Declaração de princípios” reúne obras recentes e inéditas do artista paranaense Geraldo Leão. A exposição, poderá ser vista até o dia 10 de novembro. A curadoria é de Agnaldo Farias.
Geraldo Leão é um dos nomes mais significativos da arte paranaense contemporânea e uma grande força de influência sobre a nova geração. A mostra conta com a participação de sete artistas, convidados pelo próprio Geraldo Leão: Andréia Santos, Bruno Oliveira, Lilian Gassen, Tony Camargo, Lívia Piantavini, Willian Santos e William Machado. Todos eles são antigos alunos e representam na mostra os diversos períodos de mais de 20 anos em que Leão também atua como professor.
Quem for ao MON poderá visitar também a obra “Spider” (Aranha) da artista francesa Louise Bourgeois. A escultura, que possui mais de 3 metros de altura, faz parte do acervo da Coleção Itaú Cultural e está em itinerância pelo Brasil. A obra fica em Curitiba até o dia 17 de novembro.
Com forte influência do surrealismo, Bourgeois tem uma produção carregada de simbolismos. A obra em exposição no Museu Oscar Niemeyer é a primeira de uma série de seis, produzidas pela artista ao longo de dois anos. Atualmente, é a única peça do conjunto que se encontra na América Latina.
Além das mostras de Louise Bourgeois e Geraldo Leão, há outras sete exposições em cartaz no MON: “Com Título e Sem Título, técnicas e dimensões variadas – Museu Oscar Niemeyer, aquisições e doações recentes”, “O que é original? – Marcelo Conrado”, “Luz ≅ Matéria”, “Ásia: a terra, os Homens, os Deuses”, “Pequenos Gestos – Memórias Disruptivas (MAC-PR)”, “Oferenda – Guita Soifer” e “África, mãe de todos nós”.
SERVIÇO
Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas (oferecimento Governo do Estado do Paraná)
Informações: (41) 3350-4468
Foto do destaque: Leonardo Finotti