Ícone do site Travelpedia

Musical Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate é diversão e emoção garantida

Confesso que quando recebi o convite para assistir o musical Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, fiquei com receio e pensando em como algumas cenas do filme seriam reproduzidas, incluindo a do elevador, que ocorre na parte final. Mesmo com esse sentimento fui sem pensar duas vezes!

Fiquei surpresa quando cheguei no Teatro Renault, local que o musical está sendo exibido. Na fila notei pessoas de diferentes idades, desde bebês até senhores da terceira idade e, ali naquele momento, reforcei em minha cabeça que a história realmente é um clássico e que não deixaria a desejar.

Primeiramente fiquei encantada com os cenários. A fábrica de Willy Wonka (Cleto Baccic) ficou super bem representada, e a humilde casa do garoto Charlie Bucket (Davi Martins) ficou incrível. Sem palavras! As salas que as crianças visitam durante o passeio na fábrica também não deixaram a desejar. Teve até o plantão chocolate, que aparecia toda vez que alguém encontrava o tão sonhado bilhete dourado.

Após os cenários, preciso urgentemente comentar sobre o ator Davi Martins, que brilhantemente deu vida ao pobre Charlie, o menino cheio de imaginação, amoroso e família. Durante a apresentação, ele chamou minha atenção com a interpretação, o olhar apaixonado e com o fato de ter conseguido realmente transmitir o quanto sonhava em conhecer a fantástica fábrica. No momento em que ele finalmente encontrou o bilhete dourado, os meus olhos rapidamente se encheram de lágrimas e senti o meu braço todo arrepiado.

Outro momento marcante do musical foi a primeira aparição dos Oompa Loompa, que depois apareciam todas as vezes que as crianças aprontavam algo. Os anões interagiram e chegaram até a surpreender a plateia, que bateu palmas e gargalhou sem parar.

Ops, já estava esquecendo de falar das crianças e as travessuras durante a visita na fábrica. Elas também foram retratadas: o Augustus Gloop (Rodrigo Spinosa) caiu no mar de chocolate; Veruca Sal (Isabella Daneluz) foi atacada pelos esquilos na sala de nozes; Violet Beauregard (Lanna Moutinho) inflou como uma amora gigante; e, por fim, Mike Tevê (Agyei Augusto), na sala de TV.

No final, como já era de se esperar me emocionei – afinal eu sou a maior chorona  – com a tão esperada cena do elevador e o momento que Charlie ficou sabendo que é o novo dono da fábrica. Acompanhado do menino, Willy sobrevoou o palco em um elevador de vidro. Sério, foi lindo e emocionante demais! Confesso que minha filha até olhou para ver se eu estava chorando.

Então, a dica é: se você assistiu Fantástica Fábrica de Chocolate e gosta da história, é sério, vale muito a pena assistir. Está super bem contada e as músicas estão incríveis, mais uma vez me emocionei em um musical. Lembrando que o espetáculo está em suas últimas semanas e estará em cartaz até o dia 19 de dezembro.

Baseado no livro de Roald Dahl e com direção geral de John Stefaniuk, o musical é a maior produção do Brasil e conta com 250 profissionais envolvidos.

Intérprete de Willy Wonka, comenta sobre o espetáculo

Encantada com o espetáculo, decidi ter uma breve conversa com Cleto Baccic, intérprete de Willy Wonka. Questionei o ator sobre um dos olhares cheio de ternura para Davi Martins.

Cleto Baccic (Foto: Reprodução/Instagram)

“Davi Martins e eu temos uma troca muito legal. Ele reage a tudo, ele escuta, vive cada momento em cena e isso é a grande mágica do teatro; Estar vivo em cena!  Davi tem a doçura de um menino de 10 anos, odeia ser chamado de ‘fofo’, mas é fofo sim (rsrs)! Quando ele me olha em cena e diz uma fala como se estivéssemos brincando em sala de aula, ele não quer ‘acertar’ a marca, ele quer mesmo é o bilhete dourado! Não tem como não se derreter”, disse ele.

Cleto também falou como é contracenar ao lado de tantas crianças: “É sempre desafiador e um grande aprendizado. Como são três grupos de crianças, a atenção tem que ser redobrada. Cada ator tem sua temperatura, seu tempo e a gente tem que ter jogo de cintura para equilibrar o que cada um traz para a cena. E a cada semana eles literalmente crescem e em meio a essa rajada de hormônios estão sempre me surpreendendo no palco.”

Sobre dar vida ao Wonka, o ator garantiu ser o melhor papel de sua vida: “O público embarca na história pelo conjunto da obra: texto, música, cenários, figurinos, coreografia, luz, etc… Tudo isso favorece muitíssimo. Cada geração tem sua referência sobre o filme, mas o que encontra no teatro é diferente por se tratar de outra linguagem, mas a mensagem continua a mesma e logo se identificam com a peça. Fazer o Willy Wonka pra mim, tirando as dores no corpo depois de cada sessão, posso dizer com folga que é o personagem mais divertido que tive até hoje! Eu consigo dialogar com as crianças e também com os adultos porque o texto permite brincar com eles. Para mim é pura diversão!”

Serviço
Musical Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate

Local: Teatro Renault
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – São Paulo (SP)
Ingressos: Tickets for Fun e na bilheteria do teatro (sem taxa de conveniência).

Fotos: Travelpedia
Sair da versão mobile