O clássico Os Produtores de Mel Brooks e Thomas Meehan, lançado em 1968, ganhou uma versão musical na Broadway em 2001 e remake do filme em 2005, este estrelado por Nathan Lane, Matthew Broderick, Uma Thurman, Will Ferrell, entre outras estrelas de Hollywood. No Brasil, ganhou vida pelas mãos do ator, diretor e produtor Miguel Falabella.
Em 2007, a hilária adaptação, que passou por cidades como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro, levou mais de 200 mil pessoas ao teatro e contou com nomes de peso como Juliana Paes e Vladimir Brichta. Para a remontagem da versão brasileira em comemoração dos 10 anos de sua estreia em palcos nacionais, o musical volta com estrelas de mesma grandeza e terá em cena, além do próprio Falabella – também responsável pela direção geral -, a atriz Danielle Winits e o humorista Marco Luque, que faz sua estreia no gênero e promete arrancar muitas risadas do público.
A reestreia de Os Produtores está marcada para essa sexta-feira, dia 20, e ficará em curta temporada no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Depois, a produção segue para o Rio de Janeiro, quando estreia em 13 de julho, no Vivo Rio. Os ingressos para a temporada paulistana já estão à venda pelo Ingresso Rápido e pontos de vendas oficiais.
A superprodução volta repaginada com mais de 16 cenários, cerca de 350 peças de figurino e 60 perucas, além de uma orquestra de 11 músicos. O elenco tem 25 atores e a equipe técnica e de produção 100 pessoas.
Versão atual é mais grandiosa que a de 2007
Além de mais grandiosos do que a edição de 2007, a atual tem também um maior número de cenários. A cenografia procurou retratar todas as atmosferas que envolvem um espetáculo musical ao recriar ambientes como o espaço de audição, o teatro, além de outros lugares que se passam a história como um tribunal, a casa do diretor, escritório de contabilidade, prisão, tribunal, a cidade etc. Todos os espaços foram reproduzidos nos mínimos detalhes. A riqueza também está inserida nos figurinos que misturam cores e texturas e se transformam em extensões dos personagens.
A peça Os Produtores se passa na primavera de 1959 em Nova York. O produtor Max Bialystock (Miguel Falabella) amarga seu último fracasso no teatro quando chega, em seu escritório, um contador tímido e um tanto nervoso, Leo Bloom (Marco Luque), para revisar a contabilidade. Sem querer, Leo descobre que um produtor pode ganhar mais dinheiro com um fracasso do que com um sucesso. “Você pode juntar um milhão de dólares de investidores, gastar cem mil e guardar o resto!”. A ideia faz brilharem os olhos de Max, que convence o até então honesto contador a se associar a ele.
A dupla então se dedica a encontrar a pior obra jamais escrita, conseguir o mais desastroso diretor de teatro e produzir o maior fracasso da história. A eles junta-se Ulla (Danielle Winits), uma dançarina sueca que conquista seu espaço com algum talento e belas pernas. No entanto, nem tudo sai como planejado: a obra resulta num estrondoso sucesso, o golpe é descoberto e ambos são presos. Mas o que parece o fim acaba virando um novo começo. Após saírem da prisão, Max e Leo voltam à Broadway com o musical Prisioneiros do Amor. Desta vez, porém, a ideia é fazer sucesso e a peça é um recomeço para os dois.
Veja cena do musical aqui.
Serviço
Teatro Procópio Ferreira
Endereço: Rua Augusta, 2.823 – Jardins – São Paulo (SP)
Horários: quinta e sextas, 21h; sábados, 17h e 21h; domingos, 15h30.
Ingressos: R$ 50 a R$ 250
Observação: O benefício da meia-entrada é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação.
Classificação etária: 12 anos
Duração: 150 minutos (com intervalo de 20 minutos)
Informações: osprodutoresomusical.com.br