Localizado próximo a Orlando, na Flórida, o NASA Kennedy Space Center Visitor Complex ajuda os entusiastas do espaço a realizarem o sonho de se tornarem astronautas – pelo menos por um dia. O complexo oferece duas experiências de simulações totalmente imersivas: a Astronaut Training Experience e a Mars Base 1.
Astronaut Training Experience
Os visitantes têm a oportunidade de experimentar um treinamento de astronautas para uma futura viagem à Marte. Assim, a atração possibilita a simulação de lançamento de um foguete, sua acoplagem e seu pouso no planeta vermelho. Tecnologias simulam a microgravidade, ambientes severos e problemas reais de uma missão espacial.
No programa, grupos de até 24 pessoas trabalham simultaneamente em várias atividades diferentes. Juntas atuam em cenários ambientados na realidade. Entre elas, o simulador de movimento Land-and-Drive-on-Mars e a atração de realidade virtual Walk-on-Mars. Ambas reproduzem o terreno do Planeta Vermelho. Há, também, um centro de lançamentos espaciais.
Mars Base 1
Os turistas vivenciam e trabalham como se estivessem em uma base científica de Marte. Nesta simulação, os participantes devem superar diversos desafios. Entre eles, administrar a Base de Operações, plantar e colher vegetais em um Laboratório de Botânica, coletar dados, programar um robô para limpar painéis solares e se adaptar aos desafios de viver no ambiente marciano. As atividades podem ser feitas individualmente ou em grupo.
Para participar das duas simulações é necessário fazer agendamento prévio, bem como possuir fluência em inglês para compreender as instruções dos orientadores. O ATX e o Mars Base 1 estão disponíveis para participantes maiores de 10 anos de idade. Entretanto, os com idade inferior aos 18 anos devem estar acompanhados por um adulto pagante participante.
Por causa da pandemia da covid-19, o NASA Kennedy Space Center Visitor Complex adotou medidas e procedimentos para a segurança dos visitantes. Elas incluem limitação da capacidade, exigência de máscara facial e controle de temperatura, distanciamento social e aumento da frequência de desinfecção dos locais.
Informações: kennedyspacecenter.com