Ícone do site Travelpedia

Natal Luz de Gramado apresenta projeto de decoração

A 36ª edição do Natal Luz de Gramado, na Serra Gaúcha, que será realizado entre 28 de outubro e 30 de janeiro de 2022, terá a sustentabilidade, a memória afetiva e a ludicidade como algumas das marcas na sua decoração.

O projeto do cenário do evento, que terá 95 dias de duração, foi apresentado pela Gramadotur no Hotel Laghetto Siena. Compareceram o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur e secretária de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, o vice-prefeito e presidente do Conselho da Gramadotur, Luia Barbacovi, e as decoradoras Neka Pante e Aline Herrmann, responsáveis pela concepção do projeto que está em fase de cotação para licitação da execução. A venda de ingressos para os espetáculos oficiais do Natal Luz só deve começar somente após a aprovação dos protocolos sanitários por parte do Governo do Rio Grande do Sul.

“É isso que se espera de um evento como este”, afirmou o prefeito, que se emocionou com a apresentação da decoração do Natal Luz.

Segundo Rosa Helena, serão reaproveitados 80% dos materiais de edições anteriores do Natal Luz. “Nosso visitante vai encontrar uma cidade aconchegante e cheia de novidades. Será um Natal de renovação e fé!”, destacou.

Elementos cenográficos repaginados

Neka Pante na apresentacao do projeto de decoracao. (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)

Neka e Aline destacaram que a proposta é mostrar Gramado como uma pequena cidade na montanha. Entre os elementos decorativos estão alguns próprios da região como lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia.

“Priorizamos a sustentabilidade com uso de alguns elementos cenográficos já existentes que foram repaginados. Nossa proposta é manter a essência do evento e as suas origens”, afirmou Neka.

Entre as novidades apresentadas estão a colocação de decoração da praça da Várzea Grande, sendo uma extensão da decoração do pórtico. Um dos destaques do local será o monumento da Bengala. A praça Major Nicoletti também receberá peças decorativas nesta edição do Natal Luz, que se somarão à tradicional iluminação que sempre a identificou e a destacou. Na Rua Coberta será mantida a Árvore Cantante, mesmo com a impossibilidade de receber corais.

O anjo que dá as boas-vindas ao visitante retornará à rótula no início da Avenida Borges de Medeiros (junto ao Lago Joaquina Rita Bier). O trecho da Avenida Borges de Medeiros entre a Praça das Bandeiras e a Rua Torta terá como destaque uma árvore com antigos brinquedos de madeira. “Nossa ideia é que as pessoas relembrem da sua infância”, afirma Neka. E a Rua Torta terá uma decoração com predominância do tom dourado, com destaque para um carrossel. A Vila de Natal, na Praça das Etnias, será totalmente remodelada.

Árvore com nove metros de altura

Rosa Helena Volk (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)

Em frente à Igreja São Pedro será montada uma árvore com nove metros de altura, com um visual que encantará tanto de dia como à noite. O canteiro central da Avenida Borges de Medeiros, entre a Rua Torta e a Rua Eusébio Balzaretti, terá a predominância de peças vazadas, com iluminação interna que garantirão uma beleza diurna e noturna e identidade com os pinheiros do Tannenbaumfest.

A rótula da esquina das Avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias terá uma decoração que reproduzirá uma pequena vila. A ideia é relembrar o primeiro Natal Luz. As peças decorativas como coral e pinheiros formarão um cenário diferente em todo o contorno da rótula.

As renas decoradas serão mantidas na Rua Pedro Benetti, assim como a decoração da Avenida das Hortênsias e da Rua São Pedro.

O 36º Natal Luz é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer com apoio da Azul Viagens e Adylnet. A Rede Laghetto é o hotel oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como Receptivo Oficial.  A Azul Linhas Aéreas é a companhia aérea oficial nos eventos de Gramado.

Fotos: divulgação via Espaço Empresarial
Sair da versão mobile