Ícone do site Travelpedia

Neuquén espera mais brasileiros para a temporada de inverno

Cada destino de Neuquén, localizado na Patagônia Argentina, tem montanhas e florestas nativas cobertas de neve, com serviços de primeira classe que caracterizam a província com a área mais esquiável do país. Seus destinos de neve são, a cada ano, mais procurados pelos turistas brasileiros.

Segundo Marisa Focarazzo, presidente de Neuquentur, Neuquén tem tudo para agradar os visitantes brasileiros. “Nosso produto de neve tem nível internacional com uma variedade e propostas de serviços e atividades visando atrair o público brasileiro ao destino”, disse.

A temporada de neve de Neuquén oferece ampla oferta de turismo de neve, além de excelência na hotelaria e gastronomia. O destino possui três centros de esqui conhecidos no mundo: a colina Chapelco em San Martín de los Andes, El Bayo em Villa La Angostura, o centro de esqui Caviahue e também uma excelente alternativa que é o Snow Park Batea Mahuida, em Villa Pehuenia-Moquehue.

Caviahue

Situada na cordilheira do norte da província está Caviahue, uma bela aldeia nas montanhas, com clima frio e seco, caracterizada por uma longa temporada de neve de alta qualidade para a prática de esportes de inverno. As pistas ficam a apenas 1,5 km da cidade. Hospedar-se em Caviahue é uma experiência imersiva na neve. O local é cercado por araucárias milenares, em uma paisagem única que é guardada pelo incrível Vulcão Copahue.

Por ser uma “cidade da neve” o destino também oferece atrações diversas para curtir o inverno. É possível fazer excursões de motoneve, curtir noites nas montanhas, fazer bike freeride acompanhado por um profissional ou fazer diferentes excursões em veículos de neve.

Villa La Angostura

Outra pérola da província fica ao sul, na singular Villa La Angostura. Lá, Cerro Bayo é conhecido por sua pista de esquí com descida contínua de 6 mil metros, com vistas incríveis do Lago Nahuel Huapi e do povoado turístico.

Cerro Bayo é o primeiro centro de esqui da América Latina a obter o certificado de gestão ambiental, um verdadeiro compromisso com a qualidade.

Em um cenário verdadeiramente mágico, Villa La Angostura é um destino reconhecido mundialmente por suas belezas naturais. Respirar no alto do Cerro, contemplar a imensidão da natureza e, em seguida, percorrer a neve e a floresta andina, proporcionam uma sensação única de paz e liberdade.

Cerro Bayo também conta com pontos gastronômicos de alta qualidade, que servem de abrigo e descanso para um dia na neve. São seis pontos estrategicamente localizados: El Capricho, Tronador, Oso Point; Altitud, Oso Café e a nova proposta do Cerro, Amex Snow House.

Ruta de los 7 Lagos

Sem dúvida, Villa La Angostura e San Martín de los Andes são dois destinos característicos para o turismo de neve em Neuquén. Ambos estão ligados pela Ruta de los 7 Lagos, uma estrada cenográfica por excelência, onde cada curva é o alvorecer de uma paisagem diferente e impressionante.

A Ruta de los 7 Lagos é um dos trechos mais bonitos da mítica Ruta Nacional 40, que atravessa a Argentina de norte a sul. Percorrendo os limites dos Parques Nacionais Nahuel Huapi e Lanín, proporciona um verdadeiro cartão postal a cada momento: rios, lagos, montanhas, cachoeiras, florestas, neve, uma abundância de belezas inexplicáveis e únicas no mundo.

Um dos aspectos especiais é que é possível viajar por diferentes meios de transporte: bicicleta, moto, ônibus ou carro. É um percurso cenográfico por excelência, cujo caminho é ainda mais notável se for percorrido a velocidades moderadas, tendo tempo para apreciar a paisagem através dos miradouros e do percurso da estrada.

San Martín de los Andes

O exemplo de liderança e excelência em cada temporada de inverno em Neuquén é dado pelo Cerro Chapelco, em San Martín de los Andes, que em um ano tão difícil como 2021 também foi escolhido, pela sexta vez consecutiva, como o melhor resort de esqui de Argentina no World Ski Awards.

Nas margens do Lago Lacar, San Martín de los Andes oferece uma oferta turística muito ampla e variada. Passeios de bicicleta, city tour para descobrir os pontos panorâmicos, excursões lacustres a Quila Quina e Nonthue que nos permitem vislumbrar a maravilhosa magia do inverno na paisagem da região.

Há apenas duas horas de Buenos Aires, o Aeroporto Aviador Carlos Campos conhecido como Aeroporto Chapelco recebe voos durante a temporada, oferecendo a possibilidade de aproveitar a neve ao máximo em um dos destinos mais destacados da Patagônia Argentina.

San Martín de los Andes é única e suas tardes e noites de inverno convidam a provar chocolates em suas diferentes expressões, carne de veado, javali ou truta arco-íris, cervejas artesanais e vinhos da região.

Villa Pehuenia-Moquehue

Experiências de qualidade também ocorrem em superfícies menores, como é o caso do Parque de Nieve, em Villa Pehuenia-Moquehue, um local charmoso que se destaca por sua beleza no centro da cordilheira de Neuquén.

O Parque está a 1,9 mil metros acima do nível do mar e do alto do seu cume a paisagem é deslumbrante. Lá do alto é possível vislumbrar os lagos Aluminé e Moquehue, os vulcões Villarrica, Llaima, Lonquimay (no Chile) como também o Paso Internacional Icalma. O local é administrado pela Comunidade Mapuche Puel e é uma alternativa de alta qualidade para curtir a neve com a família.

O Parque de Nieve tem uma pista principal chamada Monkol (nome cultural e natural do local onde está localizado o T-bar) com 700 metros de extensão e 1,7 mil metros acima do nível do mar. Outra pista é chamada de Chankin e se estende por 150 metros de distância e possui um teleférico. Outra opção é a pista alternativa chamada Quetroko muito recomendada pelos snowboarders com a possibilidade de retornar ao T-Bar e assim estender o percurso em 800 metros. Além disso, o Parque conta com uma área de tobogã exclusiva para crianças.

Gastronomia requintada

Villa Pehuenia é considerada a capital da gastronomia de Neuquén, com uma culinária que revaloriza as tradições e a cultura dos povos antigos. Daí surge o reconhecido “Sello de Distinción de la Gastronomía Neuquina” que reafirma o reconhecimento dos produtos e sabores da Província, assim como o renomado Festival do Chef.

Neuquén caracteriza-se por uma requintada oferta gastronômica. Sabores e aromas únicos que são assados e refogados com os segredos das florestas e da montanha. Depois de um dia na neve nada melhor que um delicioso prato regional para saborear e aproveitar o inverno.

Fotos: Secretaria de Turismo da Argentina/divulgação
MATÉRIA RELACIONADA
Villa La Angostura: exclusiva aldeia de montanha no coração da Patagônia
Sair da versão mobile