A maioria das fronteiras da República Tcheca estão alinhadas com cadeias de montanhas. Se no passado isso dava às pessoas que vivem na área um sentimento de segurança, hoje é uma enorme vantagem para os esquiadores. É possível comprar um passe de esqui para cada resort individualmente ou aproveitar as vantagens do Czech Skipass, aceito em 23 centros de esqui – 190 quilômetros de pistas de esqui, 34 telecadeiras e 141 teleféricos. Conheça as cinco principais estações de esqui do país:
1 – Černá hora – PeC
Este que é o maior resort de esqui da República Tcheca. Oferece 41 km de pistas de esqui em cinco centros conectados com apenas um passe. Todos os centros têm as suas próprias características particulares e pistas de esqui com diferentes níveis de dificuldade. Além das pistas mais longas (até 3 quilômetros), também existem áreas de esqui para crianças com declives suaves e instalações para os esquiadores mais jovens. Há, também, pista com curvas inclinadas e um túnel, e uma para acompanhar com dispositivos de cronometragem o slalom gigante e esqui de descida livre. Onze ônibus fornecem serviço de transporte entre os centros e em alguns lugares é possível fazer um passeio em um snowmobile. Tem a única gôndola de oito assentos no país e o apreciado teleférico de seis assentos aquecido.
2 – Monínec
Situado a apenas 70 quilômetros de Praga, este resort de esqui para famílias promete um monte de diversão. Graças ao sistema de fabricação de neve “Snowfactory”, a temporada começa dia 26 de outubro. Durante a temporada, eventos variados, como no dia 11 de novembro – Ganso no trenó, ou no dia 31 de dezembro – Esquiando na Véspera de Ano Novo, ou em 27 de janeiro – Batalha Esqui vs. Snowboard (a grande competição de salto), e em 3 de fevereiro – Monínec para crianças.
3 – Špičák
Oferece as melhores possibilidades de esqui no lado tcheco das Montanhas Šumava. Para todos os tipos de esquiadores, desde iniciantes e famílias com crianças até os mais experientes. Este ano, todos os ingressos para crianças de até 6 anos de idade são gratuitos. Na véspera de Ano Novo está programado um passeio de esqui tradicional com tochas descendo a pista escura. Além de aulas de esqui e snowboard, instrutores também ensinam o freestyle. Além disso, podem ser alugadas motos especiais (fat motos) muito populares para andar na neve.
4 – Kouty
É o maior resort de esqui na Morávia com o primeiro teleférico de seis assentos na República Tcheca. E tem uma torre de observação perto de sua estação superior. Neste resort há Skipark infantil e a possibilidade de esquiar à noite. Esquiadores de cross-country vão se surpreender com a trilha que conduz pela bela Estação de Força Dlouhe Strane. No total, o resort oferece 50 quilômetros de pistas de esqui cross-country. Em março de 2017, a resort sediará a Copa Jeseníky – uma competição internacional para adultos no Slalom Gigante e Slalom Especial – o evento está incluído no calendário internacional (FIS).
5 – Razula Ski Resort
Considerado como um estabelecimento familiar de classe superior, oferece excelentes instalações de bem-estar e piscinas com água termal. Este ano, pela primeira vez, terá do pacote de Ski & Swim, que, além de um passe de esqui permite uso da piscina gratuitamente. Como bônus os esquiadores ainda podem provar o tradiciona bolo frgal. O resort organiza regularmente competições de esqui para crianças e graças a uma densa rede de trilhas, os esquiadores podem praticar seu esporte favorito da forma que preferirem. O resort não participa do programa Czech Skipass.
Informações: czechtourism.com
Fotos: divulgação