Ícone do site Travelpedia

No Alasca, Guarda Nacional remove ônibus de “Na Natureza Selvagem”

Certamente quem leu o livro ou assistiu ao filme Into the Wild (Na Natureza Selvagem) vai lembrar do ônibus abandonado em uma trilha nos arredores do Parque Nacional Denali, no Alasca (EUA). Como resultado o veículo virou uma perigosa atração turística nos últimos anos e por isso foi removido na última quinta-feira, dia 18/06, pela Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos.

O livro escrito por Jon Krakauer e o filme homônimo dirigido por Sean Penn contam a aventura vivida por Christopher McCandless. Em 1992, o jovem norte-americano passou o verão acampado dentro do velho ônibus e morreu 114 dias depois. A partir de então, muito aventureiros passaram a peregrinar pela região para reviver a façanha. Assim, o Fairbanks Bus 142 passou a ser chamado de Magic Bus e virou uma espécie de “santuário” para mochileiros e aventureiros do mundo todo.

Todavia, por estar distante cerca de 40 quilômetros da Rodovia Parks, não contar com serviço de telefonia celular e com clima imprevisível, muitos acidentes e mortes ocorreram. Portanto, ações de resgate nem sempre conseguem chegar a tempo.

Brasileiro foi resgatado

Episódios recentes como o do brasileiro Gabriel Dias da Silva que, em abril, viajou para o Alasca para chegar até o ônibus e teve quer ser resgatado quando retornava da aventura. Ou o resgate de cinco turistas italianos no início deste ano, e a morte de uma mulher da Bielorrússia em 2019, geraram muitos pedidos de autoridades locais para que o ônibus fosse removido.

A Guarda Nacional do Alasca utilizou um helicóptero CH-47 Chinook para cargas pesadas para içar e transportar o ônibus. Agora ele está em galpão na cidade até que as autoridades locais definam o que fazer. Junto com o ônibus, a tripulação informou que também trouxe uma mala com vários objetos de valor sentimental para a família de McCandless. Veja o vídeo de resgate aqui .

Fotos: Sgt. Brad McKenzie/Alaska National Guard
Sair da versão mobile