Ao longo do tempo, a gastronomia de São Paulo cultivou muitos endereços que ganharam fama por terem sido ponto de encontro de intelectuais, políticos, artistas, estudantes, boêmios ou apenas por oferecer comida e bebida de qualidade. Um desses locais, o centenário Ponto Chic, bar e restaurante que ficou famoso por causa do sanduíche Bauru.
Este mês, o Ponto Chic comemora 100 anos de existência e história. Sua inauguração no Largo do Paissandu, em 1922, coincidiu com a Semana de Arte Moderna, e logo os intelectuais, artistas, modernistas adotaram o bar como reduto. Celebridades como Mario de Andrade, Anita Malfatti, Monteiro Lobato e tantos outros eram fregueses assíduos da casa.
Não demorou para os alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco descobrirem o endereço. E foi um de seus alunos, Casimiro Pinto Neto, que tinha o apelido de Bauru, por ser da cidade do interior paulista, que criou o sanduíche em 1937. O sucesso foi imediato e até hoje o centenário Ponto Chic mantém sua receita original.
O delicioso sanduíche Bauru é preparado no pão francês com finas fatias de rosbife, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de quatro tipos de queijos fundidos em banho-maria – queijo prato, estepe, gouda e suíço. Veja no vídeo abaixo como é preparado o legítimo Bauru.
Em 2018, o sanduíche Bauru foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de São Paulo. O Ponto Chic se orgulha deste momento e ressalta a importância da valorização das técnicas de preparo do verdadeiro Bauru. Afinal, garantir a tradição da receita é preservar a originalidade de uma história que começou há 85 anos.