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No coração da Alemanha, Autostadt é a Disneylândia dos fanáticos por carros

Principal sonho de consumo de homens e mulheres do planeta, o automóvel é parte destacada da sociedade contemporânea. E quem é louco por carros sabe da importância da Volkswagen na história do desenvolvimento automotivo. Vejamos o exemplo do velho e querido Fusca – símbolo do Travelpedia -, automóvel refrigerado a ar, desenvolvido para atuar durante a II Guerra Mundial. O simpático fusquinha foi, sem dúvida, um dos principais marcos da história do automóvel, além de campeão de vendas da VW.

Para perpetuar a história e consolidar ainda mais o seu conceito de desenvolvimento automotivo, a Volkswagen resolveu reunir o que existe de mais interessante e envolvente na Autostadt, um moderno parque de lazer e experiências para toda a família com atividades para adultos e crianças a partir de 3 anos. Para os fãs de carros a certeza de surpresas, principalmente para os que sabem aproveitar os prazeres da vida.

Foto: VW Autostadt/divulgação

Paralelamente à abertura da exposição mundial Expo 2000, realizada em Hanôver, na Alemanha, a companhia inaugurou em Wolfsburg, ao lado da sua mais antiga fábrica, o complexo também chamado de “Cidade do Automóvel”. O projeto global levou apenas dois anos para ser concluído, e o que poderia ser confundido com uma grande jogada comercial e de marketing acabou por se transformar em importante destino turístico para a região.

À época, a VW investiu cerca de 850 milhões de marcos – algo como 435 milhões de euros atualmente – na construção da Autostadt, instalada em uma área de 250 mil metros quadrados. Quem viaja de trem entre Berlim e Frankfurt passa inevitavelmente por Wolfsburg e dá para ver as duas torres envidraçadas que guardam os automóveis à espera dos seus donos. Vale muito à pena programar uma parada por lá.

Cada uma das torres tem 48 metros de altura e juntas recebem 800 veículos novinhos. Ao lado da estação de trens os visitantes são convidados a deixar suas bagagens, enquanto os clientes que vêm receber seus veículos têm a garantia de recebê-los já com as malas no compartimento. Quem chega de carro ou de trem, tem que atravessar o canal Mittelland através de uma passarela que leva diretamente à Piazza, a entrada principal do complexo.

Atualmente, mais de 5 mil visitantes diários passam pelo local, a maioria em busca de diversão e lazer. O objetivo da VW foi apenas criar uma nova plataforma de serviço e comunicação, um verdadeiro centro de excelência, onde os clientes pudessem receber seus carros em plena sintonia com o conceito da empresa. Conseguiu muito mais do que isso. Os clientes e visitantes da Autostadt têm a possibilidade de fazer uma viagem ao mundo da tecnologia automotiva através dos tempos, conhecendo a emocionante história do desenvolvimento do automóvel – dos primórdios até os dias atuais através dos veículos produzidos pela Volks.

Entre as preciosidades expostas no local está o Fusca que pertenceu a John Lennon e aparece na capa de um dos mais famosos discos dos Beatles. Outros tesouros que chamam a atenção dos fanáticos por automóveis são um fusquinha de 1950 e as primeiras Kombis produzidas, veículos utilitários que se tornaram sucesso de longevidade ao longo de mais de 50 anos. Único representante brasileiro no museu é o Karmann Guia TC, que foi produzido no país na década de 1970.

E tudo é apresentado de maneira agradável e divertida, onde os visitantes são estimulados a descobrir como se desenrolou o desenvolvimento dos veículos ao longo dos anos. A ideia é gerar uma atmosfera de espontaneidade e diálogo com os visitantes.

Logo na entrada do imponente prédio envidraçado, onde os visitantes são recepcionados, já é possível perceber a grandiosidade do lugar. Além das recepcionistas e guias que falam diversos idiomas, há lojas, bares, restaurantes, cinemas e performances. No átrio de 20 metros de altura, chamam a atenção as esculturas em forma de globo – Mondo 1 e Mondo 2 – de Ingo Gunther e os enormes cubos de Gerhard Marz.

O complexo também inclui um hotel categoria 5 estrelas, o The Ritz Carlton, construído em forma de círculo aberto – o edifício simboliza um abraço e sinal de hospitalidade. São 174 apartamentos, sendo 19 suítes e duas presidenciais, distribuídos pelos seus seis andares, além de restaurantes, conference center e área de fitness.

Arquitetura arrojada

Foto: VW Autostadt/divulgação

O projeto arquitetônico leva a assinatura de Henn Architekten Ingenieure, que teve como principal desafio harmonizar o design moderno do local erguido ao lado da velha fábrica da VW – que também pode ser visitada. A criação da Autostadt começou a ser pensada em 1994, porém, nessa época o desemprego na Alemanha crescia de maneira preocupante e a decisão pela construção demorou a ser tomada. Em 1996, ela veio em grande estilo. A direção da VW queria mostrar aos seus concorrentes a liderança mundial da empresa no setor automobilístico. A “Cidade do Automóvel” deveria convencer os visitantes do know-how e capacidade da Volks para atuar em âmbito global e oferecer produtos capazes de satisfazer todos os desejos dos clientes.

Foto: VW Autostadt/divulgação

Para tanto, quatro valores básicos foram utilizados como âncoras do projeto: qualidade, segurança, competência social e ecologia. A Autostadt conta com oito pavilhões dedicados às marcas do Grupo Volkswagen. Audi, Porsche, Lamborghini, Seat e Skoda têm prédios próprios e a marca de luxo Bugatti está na Premium Clubhouse. A VW conta com dois pavilhões, um dedicado aos automóveis e utilitários esportivos e outro aos veículos comerciais da marca.

Equipada com o que há de mais moderno para entreter seus visitantes, principalmente na interatividade presente em todas as partes, seja nos jogos de computador, nos simuladores, no teatro, nos cines 360º, nos cinemas ou no AutoLab, um local para vivência ativa e experiência. As crianças não foram esquecidas e têm à disposição quatro diferentes áreas.

Foto: VW Autostadt/divulgação

O ato de comprar e retirar um veículo transforma-se em verdadeiro acontecimento na Autostadt. Não importa em que concessionária nem em que cidade da Alemanha o automóvel foi adquirido, nem se o mesmo foi produzido em Wolfsburg, Mosel, Emden, Honôver ou Puebla. Se o cliente quiser poderá recebê-lo na Autostadt. Os veículos deixam as torres de vidro e chegam ao centro de entrega através de túneis subterrâneos. Tudo sem a interferência humana já que o processo é totalmente automatizado.

Caso queira instalar equipamentos opcionais no veículo, o mesmo pode ser escolhido e comprado no local. A instalação é gratuita. Enquanto espera pode comer ou beber algo para comemorar. Há nove restaurantes e lanchonetes distribuídos pelas diversas áreas e pavilhões. e entre as opções estão alimentos orgânicos, steak house, pizzaria, cantina e até um requintado restaurante de alta gastronomia.

Serviço

Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 18h (fecha apenas nos dias 24 e 31 de dezembro). O centro de entrega de carros zero quilômetros abre aos compradores abre às 8h.

Ingressos: 1 dia/2 dias

Preços: 15 e 22 euros (adultos); 6 e 9 euros (crianças de 6 a 17 anos); 38 e 57 euros (famílias – 2 adultos + crianças até 17 anos); crianças com menos de seis anos não pagam ingresso; 12 e 18 euros (estudantes e idosos acima de 60 anos); tours e atrações especiais, como visitas à fábrica e experiências de direção, são cobrados à parte.

Informações: autostadt.de/en/visitor-information/

Fotos: Roberto Maia e Pixabay (destaque)

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