Ícone do site Travelpedia

No Peru, fortaleza Kuelap ganha moderno teleférico

Legado arquitetônico mais importante da cultura Chachapoyas, a fortaleza de Kuelap, no Amazonas, no Peru, é popularmente conhecida como “A Segunda Machu Picchu”. Construída no século 11 pelos Chachapoyas – também chamados “Guerreiros do Vento” por causa dos bosques nublados onde se desenvolveram entre os anos 900 e 1470 -, até que foram substituídos pelos incas e depois pelos espanhóis.

O conjunto arquitetônico Kuelap se estende por cerca de 600 metros de comprimento, delimitados por uma parede de quase 20 metros de altura. Sua complexa arquitetura interior evidencia seu funcionamento como uma cidade bem organizada, com espaços administrativos para atividades religiosas e espaços cerimoniais. Contém 505 ambientes em seu interior, distribuídos em vários níveis. Do lado de fora se encontram mais 198 edificações, somando um total de 700 estruturas. Além disso, a cidadela de Kuelap conta com um sofisticado sistema viário e de drenagem de água das chuvas através de canais que percorrem todo o complexo.

Dentro da fortaleza muitas construções apresentam forma circular devido à concepção de utilização do espaço redondo deste povoado, diferente do uso de outras culturas peruanas que compreendiam o espaço de maneira retangular. Esta particularidade agrega um enorme senso artístico e estético à fortaleza, que é reforçada por frisos em forma de losango e figuras antropomórficas decorados em alto relevo nas paredes.

Outros atrativos na região

A visita à fortaleza de Kuelap pode ser combinada com passeios que incluem a imponente cachoeira de Gocta, uma das mais altas do mundo (771 metros), no distrito de Valera, cercada de flora e fauna exóticas, e rota na qual se pode apreciar o pássaro nacional do Peru: o Galo-da-Serra-Andino.

Outra atração imperdível são os Sarcófagos de Karajía, esculturas de mais de dois metros de altura com um padrão funeral considerado pela Organização Mundial do Turismo como o único no mundo. Além disso, se encontram as incríveis Cavernas de Quiocta, no distrito de Lamud, com suas agulhas calcárias de diferentes formas e tamanhos. Outro espetáculo do destino é o chamado Beija-flor Espátula ou Colibri Cola Espátula, que pode ser visto junto com outras aves endêmicas no Centro Ecológico Huembo.

Complementa o tour uma visita imperdível ao Museu de Leymebamba, onde estão várias múmias Chachapoyas. Todas essas atrações estão a poucas horas de Kuelap, na região amazônica peruana.

Chegada a Kuelap em 20 minutos

Com a inauguração do novo sistema de teleféricos, o transporte até Kuelap agora está muito mais acessível, além de permitir um passeio agradável e diferente. O novo equipamento liga o sítio arqueológico ao distrito de Nuevo Tingo, localizado na província de Luya.

Este transporte alternativo oferece a possibilidade de viajar uma distância de aproximadamente 32 km em 20 minutos – anteriormente, a duração era de 90 minutos – a uma altura de 3 mil metros. A taxa de serviço é de 20 Soles (cerca de US$ 6), tornando-o acessível a todos os orçamentos. Inicialmente, o teleférico opera com 26 cabines com capacidade para oito passageiros cada um. Primeiro sistema de teleféricos do Peru, o empreendimento recebeu investimento de cerca de US$ 22 milhões.

Em 2016, visitaram a fortaleza de Kuelap mais de 56 mil visitantes, sendo 45,4 mil turistas nacionais e 10,6 mil estrangeiros, um aumento de 54% em relação ao ano anterior.

Como chegar

Há voos de Lima a Tarapoto, Cajamarca e Jaén. Por terra, pode-se chegar saindo de Jaén em três horas; saindo de Tarapoto em oito horas; saindo de Cajamarca em 14 horas; e a partir de Lima (via Trujillo), em 20 horas.

Melhor época

A melhor época para visitar Kuélap é entre junho e outubro, por conta da ausência de chuvas. O clima varia de nublado a frio devido à altura, mas em geral a região é muito úmida. A fortaleza de Kuélap está a 3 mil metros acima do nível do mar.

Informações: peru.travel/pt-br/

Fotos: Daniel Silva/Promperú/ Divulgação

Sair da versão mobile